Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, no Brasil gerar a própria energia já é a realidade de diversos empresários. Ser um autoprodutor de eletricidade atualmente significa, economia e alto rendimento. E uma das formas de alcançar essas vantagens financeiras pode ser através do investimento em energia solar.
Além disso, após o período de investimento, você não precisa mais se preocupar com as variações de tarifas e aumento do valor da conta de luz em caso de crises energéticas, por exemplo.
É importante também contratar uma empresa que possua experiência no mercado de energia e entregue toda solução completa para você e sua empresa. Por isso, para você saber o que avaliar na empresa que instalará o seu sistema fotovoltaico. Fique atento!
Conheça agora o passo a passo completo de como instalar energia solar na sua empresa:
Como instalar energia solar na sua empresa
Ao contrário do que possa parecer, entender como instalar energia solar é um processo bastante simples. Mas claro, para obter os melhores rendimentos com este investimento é fundamental seguir um passo a passo completo, a começar pela escolha da empresa que realizará o serviço.
1.Vistoria técnica
Para evitar surpresas no decorrer do processo e obter um orçamento assertivo, antes de instalar um sistema de energia solar, uma vistoria técnica deve ser realizada com o objetivo de avaliar a estrutura da edificação. Além disso, também são levantados os equipamentos necessários de acordo com o perfil do consumo do imóvel.
Ainda na vistoria técnica são levantadas informações que subsidiarão a produção do projeto de instalação como, por exemplo, a característica de irradiação solar do local, os tipos de aparelhos elétricos em uso etc.
2.Elaboração do Projeto
Nesta etapa, a empresa especializada será capaz de definir o melhor local para a instalação dos seus painéis. Além disso, o projeto também especifica a dimensão do sistema e determina o custo de instalação, evitando gastos futuros não planejados.
Entre os pontos levados em consideração no projeto para a especificação da instalação estão:
A disponibilidade da área do telhado;
A orientação e inclinação para instalação das estruturas de suporte;
Tipo de cobertura (telhas);
Dados sobre sombreamentos e locais potenciais para instalação dos painéis;
Locais potenciais de instalação dos demais equipamentos (inversor, por exemplo);
Concepção do projeto;
Produção energética demandada pelo cliente e a potência fotovoltaica a ser instalada;
Estudo financeiro;
Entre outros.
3.Orçamento/proposta
Com todas estas informações é hora de apresentar a proposta para o consumidor para a aprovação do orçamento. Após isso, é só assinar o contrato para formalizar a proposta.
Com todo o custo definido para instalar energia solar em mãos, o cliente poderá também pesquisar linhas de financiamento que mais se adequem ao seu negócio.
4.Apresentação do cronograma da instalação
Nesse cronograma você irá enxergar os processos internos da empresa, como a relação com a concessionária, compra, logística e pré-montagem do material e também os processos externos, data do dimensionamento, instalação, vistoria da concessionária e homologação do sistema.
5.Instalação
Com o orçamento aprovado, vem, então a instalação propriamente dita. Bastante simples, a duração da instalação vai depender das características de cada projeto. Ela não demanda preparação prévia e a interferência no espaço é mínima.
A fixação dos suportes que seguram os painéis dependerá do tipo de cobertura do imóvel. Além de segurar os módulos, os suportes devem ser resistentes e fixados de forma a não dar margem a infiltração, afim de não gerar qualquer inconveniente futuro.
É fundamental ressaltar que, por segurança e para garantia de eficiência, o serviço deve ser realizado por uma equipe técnica especializada.
6.Vistoria concessionária
A vistoria da concessionária é fundamental para a autorização. Ela é realizada por profissionais técnicos no local que certificam que a instalação foi feita corretamente e, assim, autorizam o uso do sistema.
7.Homologação troca de medidor
Para que a energia produzida pelo sistema fotovoltaico entre no quadro de compensação em sistemas, é preciso conectar a rede fotovoltaica à rede da concessionária. Nesta etapa é trocado o medidor por um relógio bidirecional que não só mede a luz recebida pelas centrais nos momentos em que os módulos não funcionam, mas também mede a energia solar injetada pelo sistema para a distribuidora quando há excesso de geração de energia. Esse sistema de compensação só irá funcionar após a homologação do sistema junto à concessionária de energia.
8.Monitoramento
Como instalar energia solar é um investimento, é importante que possa haver um monitoramento da produção do sistema. Uma maneira de verificar a efetividade da produção de energia solar é fazendo a manutenção preditiva. Ou seja, o acompanhamento do desempenho por meio de monitoramento remoto.
Com um aplicativo é possível verificar em tempo real e remotamente o quanto de energia está sendo produzida, entre outros parâmetros. Com isso, pode-se constatar o funcionamento do sistema ou possíveis falhas a serem corrigidas.