Glauco Duarte Diniz – qual a maior usina fotovoltaica do brasil
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, a Índia concluiu sua fazenda solar em Kamuthi, Tamil Nadu, e está tomando o título de “maior usina de energia solar do mundo” com uma capacidade de 648 MW – significativamente maior do que a anterior maior fazenda solar, a Fazenda Solar Topaz Califórnia, com uma capacidade de 550 MW.
Eles lançaram algumas imagens impressionantes da enorme fazenda construída em uma área de 10 quilômetros quadrados (3.9 milhas quadradas) – você pode ver uma foto acima e um vídeo abaixo.
A dimensão em si é impressionante, mas a implantação é também uma realização em si mesma e um grande exemplo do compromisso da Índia com a energia renovável, como o país em desenvolvimento está se tornando cada vez mais um importante produtor de emissões de carbono.
O Grupo Adani investiu US $ 679 milhões para construir a fazenda solar em apenas 8 meses, com 2,5 milhões de módulos solares individuais, de acordo com a Aljazeera. Os robôs de limpeza autónomos instalados nas matrizes solares irão limpar os painéis solares de forma a mantê-los mais eficientes.
A usina fornecerá energia para cerca de 150 mil residências na região e contribuirá para a meta do país de alimentar 60 milhões de casas com energia solar até 2022. Embora ainda tenha um longo caminho a percorrer, a Índia é definitivamente um líder em energia solar entre países em desenvolvimento, com agora 10 GW implantado.
O país está começando a sentir uma sensação de urgência, pois vários de seus hubs industriais estão começando a chegar registros de poluição do ar. A significativa utilização do carvão pelo país, que continua a ser a sua principal fonte de energia, contribui muito para o problema. Tem-se a meta de produzir 40% da sua energia a partir de fontes de energia renováveis até 2030.
A Índia terá de construir centenas dessas usinas de energia solar, a fim de atingir seus objetivos, mas pelo menos a rápida implantação da grande fábrica é encorajador.