Glauco Duarte Diniz – porque solar fotovoltaica
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, investir em Energia Solar é uma decisão extremamente vantajosa nos dias de hoje. Além de gerar economia, um sistema fotovoltaico te protege da inflação energética e muito mais.
Vale mesmo a pena investir em energia solar?
Essa é uma pergunta frequentemente ouvida pelos profissionais que atuam no mercado solar ao apresentar a solução fotovoltaica para diversos clientes.
A resposta é simples: Sim, vale muito a pena investir em energia solar.
São muitas as razões para justificar esse investimento. Poderíamos escrever 10 páginas de artigo e ainda assim não teríamos explicado todas as razões que justifiquem um investimento em energia solar fotovoltaica.
Para ajudar você, separamos os 5 motivos principais que justifiquem a instalação de sistemas fotovoltaicos. Portanto, se ajeita aí no sofá e acompanha o texto com a gente.
Conheça os 5 motivos que vão fazer você investir em energia solar
Não existe nenhum problema em ser cauteloso na hora de fazer um investimento. Dinheiro não cai do céu e precisamos ter a certeza de que estamos fazendo um bom negócio, que vai gerar benefícios a pequeno, médio e longo prazo.
Mas vale lembrar que os preços dos sistemas fotovoltaicos caíram e hoje é totalmente possível adquirir um.
Por isso, separamos 5 motivos que farão você ter certeza de que vale a pena investir em energia solar.
Economia
O primeiro motivo é o mesmo que levou milhares de brasileiros a investirem em energia solar. A economia na conta de luz.
Quando você decide orçar um sistema fotovoltaico, a empresa que você escolheu irá projetar, com base no seu consumo mensal de energia elétrica e nas condições climáticas do local, qual será a configuração do seu sistema. Dentro das especificidades desse projeto, é definido a quantidade de placas, o local de instalação, o melhor inversor etc.
Dessa forma, o seu sistema fará com que você deixe de consumir a energia da rede da distribuidora e abata completamente os seus gastos com energia.
É isso mesmo, pois com a instalação de um sistema fotovoltaico, você consegue uma economia de até 95% na sua conta de energia mensalmente.
Vale lembrar que a sua fatura de energia só não virá zerada pois você continua pagando a taxa de disponibilidade e uso da rede. Essa taxa é obrigatória para todos os consumidores de energia elétrica.
Agora pense bem. Um sistema fotovoltaico possui a vida útil avaliada em 25 anos. Já imaginou a economia que você terá ao longo desse tempo? Vale ou não vale a pena investir em energia solar? Vale e muito!
Proteção
Além das altas taxas de economia propiciadas pelos sistemas fotovoltaicos, eles ainda oferecem proteção para a sua casa ou empresa. Estamos falando da proteção contra a inflação energética.
Com a crise que se instaurou no setor elétrico do Brasil, o preço da energia elétrica sobe constantemente, atingindo níveis que outrora seriam inimagináveis. Esse aumento machuca o bolso do consumidor que se vê com um serviço caro e improdutivo.
O baixo nível de água nos reservatórios e o acionamento de usinas termelétricas, somada aos erros de gestão dos governos passados, estão gerando e vão gerar gastos e dívidas que serão pagos pelo consumidor brasileiros nos próximos anos. Infelizmente, quem não conta com um sistema de energia solar nada pode fazer para enfrentar o problema.
No entanto, quem possui um sistema de energia solar fica livre desses aumentos e até se beneficia com eles.
Pensa comigo: Conforme o valor da conta aumenta, o valor economizado por você também aumenta, pois o seu sistema produz independente do preço da fatura de energia. Investir em energia solar significa economia e proteção.
Valorização imobiliária
Se você fosse sair para comprar uma casa hoje, qual você escolheria: Uma normal ou uma que possui geração própria de energia? Claro que seria a segunda opção.
Por causa disso, quando você investe em energia solar seu imóvel é valorizado imediatamente. Isso também vale para centros comerciais e industriais.
Uma pesquisa realizada pelo Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, na Califórnia, descobriu que as pessoas estão dispostas a pagar até 15 mil dólares a mais por uma casa com placas solares instaladas.
O futuro proprietário imagina de cara a economia que terá com a geração do sistema e por isso está disposto a pagar mais.
Sustentabilidade
A sustentabilidade é outro motivo muito importante que justifica o investimento em energia solar.
É do conhecimento de todos que o sol é uma fonte de energia renovável e é a mais importante para a manutenção da vida humana.
Por causa desse potencial energético e da sustentabilidade que envolve a transformação da energia solar em energia elétrica, a geração solar fotovoltaica se espalha mais que qualquer outra hoje no mundo.
A transformação da luz do sol em energia acontece dentro das células fotovoltaicas, sendo um processo 100% limpo e sem emissão de nenhum gás poluente na atmosfera.
Além de gerar economia, proteção e valorização, investir em energia solar significa diminuir os impactos ambientais comumente causados na natureza.
Retorno sobre o investimento
Se todos os motivos acima ainda não te convenceram, daremos o último que com certeza vai te fazer repensar. Estamos falando do retorno do investimento.
Diferente da compra de um carro ou um apartamento, a instalação de uma usina solar não é apenas um gasto, mas sim um investimento.
Números afirmam que você pode lucrar até 10 vezes o que você gastou quando instalou seu sistema fotovoltaico. Claro que isso depende diretamente do tamanho e da vida útil da sua usina, mas não deixa de ser um valor expressivo.
No Brasil a média para ter lucratividade com seu sistema leva em média 3 anos. Mas atenção. Lucratividade aqui é diferente de economia. É muito importante dizer que quando você instala seu sistema fotovoltaico, a economia é imediata.
Imagina que você financie sua usina em 5 anos. Ainda terá 20 para curtir energia elétrica sem pagar essas contas altas de luz.
Hoje em dia, não existe solução mais vantajosa que a instalação de um sistema fotovoltaico. Por isso, é nela que você deve investir.
Para frisar ainda mais essa questão do retorno sobre o investimento feito, podemos comparar as taxas de lucro de uma usina solar com as de outros investimentos, como CBD (Certificado de Depósito Bancário) e o CDI (Certificado de Depósito Interbancário).
O CDB é um depósito bancário a prazo, isto é, um produto comumente oferecido pelos bancos. Sua taxa de rendimento gira em torno de 3%.
O CDI, ou Certificados de depósitos interbancários são títulos emitidos pelos bancos em forma de captação ou aplicação de recursos excedentes. Seu rendimento pode atingir até 5%.
Claro que essa porcentagem de lucro pode variar de acordo com o investimento que você fizer, mas o rendimento continua sendo bem baixo.
O que vocês podem não saber, no entanto, é uma usina solar pode te gerar até 20% de lucratividade sobre o investimento. Isso porque o sistema gera muita economia.
Você não gasta quando compra um sistema fotovoltaico. Você investe o seu dinheiro para que ele trabalhe para você e volte em forma de lucratividade.
Desconto na conta de luz da Cemig!