Glauco Duarte Diniz – como limpar placa solar fotovoltaica
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, uma das dúvidas mais frequentes de quem tem ou quer adquirir o sistema de energia solar fotovoltaico é saber como realizar a limpeza de painéis solares. Isso envolve a frequência ideal para a manutenção e outros aspectos essenciais para manter os equipamentos funcionando de forma adequada.
Para responder esta questão, é preciso levar em consideração importantes variáveis, como:
-
Local de instalação dos painéis;
-
Se há muita poeira na região;
-
Os pássaros que rondam os telhados das casas e deixam dejetos.
Estes cuidados precisam ser tomados, pois o acúmulo de sujeira nos painéis solares pode impactar diretamente na eficiência do sistema. O que reduz a quantidade de energia produzida.
De acordo com o laboratório Nacional de Energias Renováveis dos Estados Unidos (NREL), a perda do sistema pode chegar a até 25% em alguns casos, dependendo da quantidade de sujeira acumulada.
Qual a frequência ideal para realizar a limpeza de painéis solares?
Alguns fabricantes indicam que o ideal é fazer a limpeza de painéis solares uma vez por ano. No entanto, lugares com pouca chuva e muita poeira necessitam que as limpezas sejam feitas de 6 em 6 meses.
Vale lembrar que o kit de energia solar tem durabilidade média de 25 anos. Por isso, quase não é preciso fazer manutenções mais pesadas. Caso seja necessário, é recomendável chamar um integrador especialista.
Afinal, manter a limpeza dos painéis faz com que a eficiência do sistema se mantenha em alta. Assim, fica constante a geração de energia elétrica a partir da captação de energia solar. O que traz benefícios, como a redução do valor da conta de energia.
Mas como fazer a limpeza de painéis solares?
Antes de iniciar a limpeza de painéis solares, o primeiro passo é priorizar a segurança. Então, antes de mais nada, desligue o sistema. Caso tenha dúvidas de como proceder para o desligamento, verifique o manual que o integrador responsável pela instalação deve deixar para você.
Vale destacar que apenas um profissional habilitado pode fazer a instalação do sistema para evitar problemas. E, além do manual, o integrador precisa explicar como fazer o desligamento para que o proprietário da residência realize a remoção da sujeira.
Assim, com tudo desligado, podemos partir para a segunda etapa que é a conservação em si. O aconselhável é que a pessoa não suba no telhado para efetuar a limpeza de painéis solares. Veja dicas para executar o processo com eficiência a seguir:
– Pegue uma escova macia de boa qualidade ou um rodo com lâmina de plástico com um pano amarrado. Assim, é possível fazer deste equipamento uma boa ferramenta de limpeza de painéis solares.
– Use uma mangueira com bico adequado para permitir que o jato de água chegue até os painéis. Atenção ao usar este equipamento. Não pressione e nem bata nos painéis.
– Não use objetos metálicos ou produtos abrasivos para remover a sujeira. Até porque riscar o vidro do painel solar pode afetar o desempenho e a segurança. Pergunte ao integrador qual produto usar. O ideal é sempre usar apenas água.
Qual o clima ideal para limpar os painéis?
Outra dúvida comum relacionada à limpeza de painéis solares é sobre o melhor período para realizar o processo.
Opte por fazer o serviço no período do amanhecer. Isso porque o orvalho durante a noite provavelmente terá “amolecido” a sujeira, facilitando a limpeza. Desta forma, você precisará usar menos água e menos energia para a limpeza.
Também é aconselhável realizar o serviço em dias nublados. Afinal, com o sol, é possível que a água utilizada evapore rapidamente e dificulte a limpeza.
Desconto na conta de luz da Cemig!