Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, a conta de energia elétrica sempre foi um dos maiores gastos de estabelecimentos comerciais como supermercados. De acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), a conta de energia já supera o valor do aluguel e só fica atrás da folha de pagamentos. Somente a conta de energia elétrica pode representar um gasto de R$ 3,5 bilhões no varejo supermercadista. Esses valores onerosos, segundo a ABRAS, acontecem principalmente se o estabelecimento possuir açougue e padaria próprios, devido ao uso de refrigeradores e fornos elétricos.
Esse é o caso do Peka Supermercado, sediado em Blumenau, no norte de Santa Catarina. Segundo a proprietária Lilian Carla Wan-Dall, o alto valor da conta de energia elétrica influencia muito no fim do mês e pode até ser um fator de impedimento para o crescimento de um negócio.
“A economia para a minha empresa, depois que instalei o sistema de energia solar fotovoltaica, foi bastante significativa. Com certeza um dos principais benefícios do investimento é a redução de custos com energia elétrica”, comenta Lilian.
Soluções completas
Ao procurar um fornecedor que oferecesse soluções completas nos serviços de geração de energia solar fotovoltaica, Lilian revela que pesquisou bastante antes de tomar a decisão, pois gostaria de poder contar com uma empresa especializada e com credibilidade no mercado.
“Conhecemos a Solar Vale através de indicações, após buscar por empresas de qualidade e confiabilidade. Decidimos fazer o investimento pela redução dos custos de energia e também a fim de causar menos impacto ambiental, pela alta utilização de energia convencional”. Além do sistema fotovoltaico, a empresa Peka Supermercados precisou de serviços de análise estrutural e ainda troca de telhado.
Por isso, fez sentido para Lilian ter como parceiro nessa empreitada um fornecedor referência no Estado, que oferece ao cliente além de segurança, satisfação nos projetos voltados à produção de energia elétrica.
Facilidade de adesão
Com uma equipe de grande experiência no segmento de energia solar, a Solar Vale oferece um serviço personalizado para sua empresa, atendendo diversos setores do mercado industrial, comercial e residencial.
Trabalhando com marcas reconhecidas mundialmente, a Solar Vale garante a qualidade de seus produtos e serviços, operando com agilidade na entrega e os melhores preços do mercado. Engajada com questões ambientais, Lilian diz que a preocupação com o meio ambiente também pesou na hora de escolher uma empresa para prestar o serviço.
“A Solar Vale é uma empresa que sempre foi muito prestativa e atenciosa comigo e com o que eu valorizo. Os serviços foram bem feitos e o atendimento foi prestado com muita dedicação. O resultado superou minhas expectativas”, afirma a empresária.
Estabelecimentos ideais
Por possuírem grandes áreas livres nos telhados das lojas e nos estacionamentos, os supermercados são estabelecimentos ideais para a adoção de energia solar fotovoltaica, por meio de painéis solares.
Além de terem vida útil longa, em média superior a 30 anos, os sistemas de geração de energia solar fotovoltaica possuem baixo custo de manutenção e podem chegar a uma redução de até 95% na conta de energia.
Para que impurezas não se instalem nos painéis e prejudiquem a eficiência deles é recomendado higienizá-los com água, a cada seis meses. Entretanto, se o supermercado ficar em uma área mais chuvosa, o período entre uma higienização e outra pode ser mais longo, pois, geralmente, a água da chuva já faz a limpeza.
O custo com equipamentos diminuiu bastante no Brasil, nos últimos anos, e o governo oferece incentivos e linhas de financiamento específicas para empresas que queiram adotar a energia limpa em seus negócios.
Planos para o futuro
Lilian, que adotou a energia solar fotovoltaica em agosto de 2020, já tem planos de utilizá-la também nas próximas lojas que montar, pois acredita que os consumidores, atualmente, estão mais conscientes e procurando por empresas que adotem valores que respeitem o meio ambiente.
“Acredito que as empresas que estão preocupadas e engajadas com a questão de consciência econômica, ambiental e social sempre estarão um passo à frente de seus concorrentes”, comenta Lilian.
E a empresária está certa. Pesquisas apontam que os consumidores dão preferência para empresas sustentáveis e a tendência é que o público valorize cada vez mais essas questões. Afinal, o mundo evoluiu e as empresas que não se adaptarem às mudanças para minimizar impactos negativos para o meio ambiente e para a sociedade perdem em competitividade.
Ao contrário, quando apostam na sustentabilidade, os proprietários de estabelecimentos comerciais, como supermercados, maximizam o desenvolvimento e o bem estar humano.