Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, fazenda solar é o nome que se dá aos empreendimentos que se dedicam à produção de energia elétrica através de painéis fotovoltaicos com o intuito de vendê-la para empresas e usuários residenciais comuns.
Como assim?
Se não ficou claro, pode ficar tranquilo que a GREENVOLT vai te explicar “Tim-Tim por Tim-Tim” o que é uma fazenda solar, de onde veio esse termo, como anda o mercado de fazenda solar no Brasil, como você pode ganhar dinheiro ao investir em fazenda solar e como saber se você é o perfil ideal para investir em fazendas solares.
Como sempre, vamos começar do básico…
O que é uma fazenda solar?
Fazenda solar é um local, normalmente no ambiente rural, usado para instalar uma grande quantidade de módulos fotovoltaicos com o objetivo de gerar energia elétrica para vender.
É um tipo de investimento em que a pessoa dedica seu terreno à produção de eletricidade e tem ganhado cada vez mais força devido à inflação energética e à crescente demanda pela redução da conta de energia elétrica.
Áreas com cerca de 10 quilômetros quadrados já podem abrigar fazendas solares e gerar energia de forma barata e lucrativa. Normalmente, terrenos desta dimensão produzem cerca de 1 megawatt de potência.
A maior fazenda solar do planeta é chamada de Parque Solar Bhadla e encontra-se na Índia. Com cerca de 40 quilômetros quadrados de painéis solares, ela tem a incrível capacidade de produção de 2,245 MW.
A história das fazendas solares
O termo fazenda solar surgiu por volta de 1990 na Alemanha quando fazendeiros começaram a aproveitar suas terras para, ao invés de plantar, produzir energia com painéis fotovoltaicos.
A energia produzida era vendida para as concessionárias uma vez que o governo à época incentivava a produção de energia limpa. Esses fazendeiros ficaram conhecidos como “fazendeiros solares”.
Aqui no Brasil, até hoje, a ideia ainda não decolou pois não é qualquer pessoa que pode gerar energia e vender para as distribuidoras.
Quem pode criar uma fazenda solar
Diferente da maior parte dos países, aqui no Brasil apenas empresas podem gerar energia e vender para a CEMIG. Usuários comuns se beneficiam da geração distribuída com o sistema de créditos energéticos.
Por aqui, como não há uma definição clara sobre o que é e o que não é uma fazenda solar, o seja, o qual grande precisa ser um terreno ou quanta energia elétrica uma área precisa produzir para ser considerada uma fazenda solar, normalmente este tipo de empreendimento destinado à geração e venda de eletricidade é chamado de Usina Solar.
Hoje quem pode criar uma fazenda solar são apenas pessoas jurídicas e o processo de venda da energia elétrica não é uma coisa assim tão trivial.
Sozinho, um empresário provavelmente se complicará no labirinto que se forma quando a pessoa decide investir na construção de uma fazenda solar.
Para implantar uma fazenda solar, é preciso instituir uma empresa e só esta empresa poderá vender a energia para a CEMIG.
Onde construir uma fazenda solar
Quando observamos apenas a questão ambiental, a fazenda solar é um empreendimento ecologicamente correto quando construída em um local em que a terra não pode ser usada para o plantio ou em uma área onde há vegetação.
Regiões áridas e que já são contempladas pelas linhas de transmissão da CEMIG são locais ideais para receber fazendas solares.
Isso evita a remoção da vegetação original da região e também a implementação de novas linhas de transmissão para levar a energia produzida à CEMIG e, em última instância, aos usuários finais.
Por que é vantajoso investir em uma fazenda solar
A construção de fazendas solares é um investimento extremamente vantajoso.
Temos esta convicção pois além da inflação energética, que segue reduzindo o poder de compra dos mineiros e dos brasileiros em geral, uma usina solar consegue vender a energia produzida por um valor menor do que o preço praticado pela CEMIG.
O quilowatt da CEMIG chega nas casas e nas empresas por um valor alto e as fazendas solares conseguem reduzir esse custo de forma significativa. Em geral, a energia produzida numa fazenda solar chega para o consumidor com um valor até 20% mais barato.
Isso garante que, não só o investidor terá clientes interessados na energia produzida, como também o valor investido será recuperado de forma consistente pela fazenda solar.
Investir na lucratividade do efeito fotovoltaico é um investimento inteligente e a gente consegue te mostrar isso com números!
Quero construir uma fazenda solar. Por onde começo?
Para começar a implementar uma fazenda solar você pode começar a buscar informação junto à CEMIG mas o que nós recomendamos é que você conte com o suporte de uma empresa especializada neste tipo de empreendimento.
Como dissemos, este tipo de investimento não é trivial e o caminho conta com uma burocracia grande que, quando o investidor está sem suporte, pode acabar o desestimulando.