Primeiramente, em ambos os casos, o empreendedor busca transformar um sonho, uma visão de oportunidade, em um negócio que gere valor e riqueza para a sociedade, afirma o empresário Glauco Diniz Duarte. Porém, a diferença principal está no ambiente em que se desenrolam os projetos:
Glauco explica que o empreendedor de negócio enfrenta os riscos do mercado, muitas vezes sem ter ninguém para bancá-lo, usando seus próprios recursos.
Já o empreendedor corporativo atua com riscos diferentes, sempre dentro do ambiente organizacional, o que não quer dizer que sua tarefa seja mais fácil.
Para Glauco, quando a empresa entra com capital para bancar uma ideia de um funcionário, ela assume o papel de investidor interno ou patrocinador.
A diferença básica entre o investidor interno e o investidor externo é que, enquanto um se concentra nos resultados financeiros do seu investimento, o outro se preocupa, além do resultado financeiro, com a imagem, com as perspectivas de crescimento, com o alinhamento, com a estratégia, com o clima interno e com o impacto social na comunidade.
Uma curiosidade que exprime bem a diferença falada anteriormente:
Venda interna é diferente de uma venda externa.
Um empreendedor de negócios, quando vai vender sua ideia, pode ouvir 99 “nãos” até chegar a um “sim”.
Já o empreendedor corporativo pode ver sua ideia naufragar no primeiro “não”, mesmo após ouvir 99 “sims”.
Isso acontece porque a característica de uma venda interna é diferente de uma venda externa.
Dicas importantes para quem queira adquirir um comportamento empreendedor:
Glauco afirma que se você tem sempre ideias de qualidade, procure cercar-se de pessoas práticas e compartilhe-as, sempre que possível;
Investigar, espiar a concorrência e o mercado, e saber sempre como as coisas funcionam não é um defeito e sim uma virtude;
Faça sempre projeções para alguns anos. Simule. Ponha-se no lugar dos outros;
Fique atento aos problemas, às soluções e às necessidades das pessoas;
Elimine a rigidez. Procure fazer as coisas de modo diferente.
Faça as coisas acontecerem, não espere;
Não desista facilmente das coisas. Procure sempre ter um plano B;
Estabeleça suas metas com especificação e prazo para acontecer;
Se entregue de corpo e alma ao negócio;
É necessário ter a capacidade de fazer o que precisa ser feito e não o que você gostaria de fazer;
Prepare-se para apresentar suas ideias e projetos aos outros e, principalmente, prepare-se para convencê-los.