Glauco Duarte Diniz – Como montar uma construtora e incorporadora
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, uma boa pedida para quem quer se tornar empresário é investir na abertura de uma construtora.
Se você não vê a hora de abrir seu próprio negócio, ser um verdadeiro empreendedor, se prepare: há muitas responsabilidades pela frente. É necessário ter determinação, senso de liderança, capacidade e coragem de assumir riscos, e, principalmente, conhecer o setor empresarial no qual se pensa em atuar – de preferência já ter pelo menos uma experiência profissional no mesmo.
De forma geral, o setor de construção pode se dedicar às seguintes áreas: obras residenciais – a mais ampla e com mais caminhos a escolher, obras comerciais – como hotéis, shoppings, prédio de escritórios, consultórios e obras públicas – que podem te proporcionar boas parcerias com o governo.
Antes de tudo, conheça bem o mercado. Faça uma ampla pesquisa sobre seus futuros concorrentes. Quais as empresas já existem, onde elas trabalham, como atuam, que perfil de cliente possuem, que tipo de produto etc. O ideal é procurar oferecer um produto novo, ou que tenha alguma novidade, alguma inovação, diferente do que já existe.
Evite Cometer o ERRO dos Empreendedores de 1ª Viagem!
Também é necessário ter o conhecimento de que o empreendedor terá um alto investimento inicial para abrir esse tipo de negócio – afinal, uma construção não pode ser iniciada e depois cancelada por falta de recursos, não é mesmo? Por isso, é importante fazer um planejamento empresarial e operacional do seu negócio.
Antes Mesmo De Montar Uma Construtora, Faça Pesquisas De Como Se Trabalha Na Área E Lembre-Se Sempre De Se Atualizar Com Cursos.
A partir daí será possível pensar: qual é o mercado consumidor com o qual você pretende atuar? Pode-se atender, por exemplo, a parcela da população que tem um poder aquisitivo menor, construindo-se obras populares, principalmente casas.
Ou explorar um público de alta renda (renda familiar superior a 20 salários), um público mais exigente, para o qual se deverá oferecer maior padrão de qualidade e fino acabamento.
Pesquise quais são os locais que possuem potencial para novas construções, e o perfil do consumidor que se interessaria por esse local. Assim, crie um produto que seja desenhado especialmente para seu público alvo.
Ou seja, tenha um foco de trabalho, direcione o mercado a ser atingido, criando então formas específicas de produção e administração, personalizando seu trabalho e oferecendo um serviço mais atraente para o cliente.
No ramo de construtora, é essencial saber que o produto oferecido é único, e não seriado. Dessa forma, cada construção é feita de maneira exclusiva. Além disso, as responsabilidades são distribuídas, ou seja, há diversos agentes envolvidos.
Um trabalho mal realizado por qualquer um desses agentes pode comprometer, e muito, o produto final, tanto na qualidade, quanto no prazo de entrega.
Por isso, escolha com cuidado cada envolvido em seu negócio, realize um orçamento e mantenha-se atento, procurando sempre o custo/benefício mais baixo. Entre os envolvidos, está a empresa responsável pelos estudos iniciais (demografia, topografia, sondagens), que faz o projeto urbanístico, de arquitetura e que faz os cálculos estruturais.
Há os fornecedores de equipamento, ferramentas, instalações, materiais de construção e outras mercadorias; e os agentes envolvidos na etapa de execução das obras.
Diferencie-Se: Atenção À Sua Mão De Obra Ao Montar Uma Construtora
Tenha especial atenção com a contratação de sua equipe. Normalmente, a mão de obra utilizada é pouco qualificada, trabalha de modo intensivo; sendo que o emprego dessas pessoas tem caráter casual, ou seja, não é fixo, e, portanto, suas possibilidades de promoção são escassas, o que gera baixa motivação no trabalho.
Para evitar esse tipo de problema, é necessário definir com cuidado o perfil e a qualificação dessa equipe. E isso não significa gastar muito, mas sim dar atenção especial, acompanhar de perto o trabalho deles e não ter receio em trocar de equipe, caso haja algum problema.
Ter Uma Equipe Qualificada Ao Montar Uma Construtora É Fundamental Para Garantir A Qualidade Dos Trabalhos E A Satisfação Dos Clientes!
Orçamento De Cada Produto Ao Abrir Uma Construtora
Todos os detalhes desse processo de produção deverão ser levados em conta na hora de escrever o orçamento de cada construção. E lembre-se que a entrada de dinheiro ocorre de duas maneiras.
O imóvel pode ser colocado à venda mesmo antes de terminar a construção, contudo com o detalhe de que ele terá preço inferior do que se estivesse pronto, isto pelo fato de haver um risco para o comprador em comprar este tipo de imóvel.
No caso de ser uma construtora desconhecida, o preço será ainda menor e as dificuldades maiores. Ou o imóvel pode ser alugado depois de construído.
Nesse caso, adquira um valor médio de mercado, pesquisando em imobiliárias da região o preço de imóveis de mesmo porto e localização. Para calcular, divida o valor médio do aluguel pelo valor do gasto total na construção do imóvel. Ou, no caso de venda do imóvel, divida o valor médio de venda pelo orçado na construção, lembrando sempre de incluir o lucro esperado.
A Lei E O CREA
Também é importante conhecer a legislação que envolve esse tipo de negócio. Logo na abertura da construtora, por exemplo, é necessário ter no mínimo um profissional engenheiro com registro no CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia).
É nesse local, inclusive, que você deverá se dirigir para registrar sua empresa antes de elaborar um contrato social com um contador. O contrato deve atender às determinações da Lei Federal nº 5194, de 1966, que regulamenta o exercício profissional.
Outra exigência é a de que na empresa haja responsáveis técnicos por todas as modalidades de engenharia e que se especifiquem os serviços que serão prestados.
Sempre Em Busca De Clientes Para A Construtora
Por último, preocupe-se sempre em buscar novos clientes. A melhor forma de divulgar a pequena construtora é por meio de parcerias com as imobiliárias da sua cidade. Pode-se realizar, por exemplo, um trabalho de marketing promocional. E, claro, sempre procurando fazer o cliente sentir-se exclusivo, mantendo-se uma relação pessoal com cada um deles. Uma dica de serviço, que pode atrair novos consumidores, é um portfólio, com fotos e indicações, para dar confiança e mostrar o potencial da sua empresa.
Outra forma que costuma ser muito boa e simples para aumentar a gama de clientes é o email marketing!
E um bom diferencial é a responsabilidade social que sua empresa possui: algo, inclusive, cada vez mais procurado pelo mercado atual. No caso da construção, pode-se trabalhar com o lixo que se produz com cada construção.
Segundo o SEBRAE (Agência de Apoio ao Empreendedor e Pequeno Empresário), o total de desperdício de material na construção de um edifício é de 30%. Que tal ser uma empresa que se preocupa com o meio ambiente e que, reutilizando e reciclando material, ainda consegue economizar nos gastos?