Glauco Duarte Diniz – Como funciona o financiamento de imóveis na planta
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, comprar um imóvel não é tarefa tão fácil. É necessário que se faça um bom planejamento financeiro e, por vezes, alguns sacrifícios para que esse sonho seja transformado em realidade.
Para facilitar a conquista do objetivo é fundamental que o comprador busque algumas maneiras de economizar. Nesse sentido, a aquisição de um apartamento ainda em construção pode se tornar uma ótima opção.
Ao adquirir um imóvel na planta você deve estar ciente de que está comprando uma “promessa”. De modo a compensar os riscos, as construtoras costumam estabelecer um valor mais baixo do que seria cobrado pela mesma unidade pronta. Assim, além de economizar, ao realizar esse tipo de negócio existe uma alta probabilidade de valorização do apartamento.
Com o objetivo de evitar passar anos acumulando dinheiro para adquirir o imóvel à vista, muitas pessoas recorrem à contratação de um financiamento imobiliário. Nesse caso, como o imóvel ainda não está construído, esse tipo de empréstimo tem algumas particularidades.
Como essa modalidade de financiamento funciona
A compra financiada de imóveis na planta é composta por duas etapas: pré e pós entrega das chaves.
Durante o período de execução das obras, que gira em torno de 16 a 36 meses, o comprador pagará apenas os valores de entrada e as primeiras parcelas do imóvel.
A princípio, a entrada para imóveis na planta tem um valor superior se comparado ao da entrada de imóveis prontos. Isso ocorre porque essa quantia será utilizada pela construtora para tocar as obras e evitar que um dos maiores medos de quem opta por essa modalidade aconteça: o atraso no prazo de entrega firmado em contrato.
Ainda durante o período de conclusão das obras, o comprador pagará as primeiras parcelas do imóvel, tendo como opção diluir o valor da entrada entre essas parcelas.
Outra diferença em relação ao financiamento convencional é que, antes da data de entrega das chaves, a construtora não poderá cobrar juros em decorrência do pagamento parcelado. Sobre essas parcelas, será aplicada apenas a correção monetária com base no Índice Nacional de Construção Civil (INCC).
Após a entrega das chaves o comprador deverá decidir se pagará à vista o saldo restante ou se optará por um financiamento. Essa escolha também pode ser feita no ato da compra e assinatura do contrato, antes da entrega das chaves, mas comumente é feita só depois.
Como geralmente são poucas as pessoas que têm uma quantia suficiente para quitar o imóvel já na assinatura do contrato — o que seria o cenário ideal, claro — o financiamento é a melhor opção.
Para quem optou pela compra na planta, nesse momento, surgem os principais benefícios dessa modalidade em comparação ao financiamento tradicional de imóveis prontos.
Benefícios do financiamento de imóveis na planta
Quando uma construtora inicia um empreendimento imobiliário, por vezes, ela também precisa se financiar.
Diante disso, para quem está comprando o imóvel que será construído e opta por financiá-lo junto à construtora, várias vantagens podem ser obtidas em relação a itens como prazos, número de parcelas e taxa de juros.
Esses benefícios podem ser ainda maiores em casos como o da MRV que, por ter anos de atuação e estar bem estabelecida no mercado, conta com uma financiadora própria.
Outro fator também contribui para tornar a taxa de juros de um financiamento de imóveis na planta atraente: o tempo.
Como se trata da aquisição de um bem que ainda não existe, para compensar esse ponto negativo, muitas instituições financeiras e construtoras reduzem generosamente a taxa de juros, chegando até mesmo a cortá-la pela metade.
Na hora de contratar um financiamento de imóvel na planta é necessário tomar alguns cuidados. Afinal, existem riscos que podem ser minimizados por meio de algumas ações simples. Veja:
Tenha um bom planejamento financeiro
Como dissemos, a missão de adquirir a casa própria não é algo simples, pois é necessário um alto investimento. A captação de todo o dinheiro necessário exige um bom planejamento financeiro.
Normalmente, para realizar a compra do imóvel na planta, a construtora exigirá do comprador um valor de entrada — que poderá ser parcelado.
Nesse momento, é essencial conhecer as suas condições financeiras, pois não é uma boa ideia comprometer mais que 30% do seu faturamento para o pagamento das parcelas — trataremos mais sobre esse assunto adiante.
Após a entrega das chaves, será necessário quitar o valor restante do apartamento, sendo muito comum a contratação de um financiamento para a obtenção dos recursos. Assim, é fundamental ter as contas pessoais sob controle por alguns anos para não se endividar e conseguir honrar os seus compromissos.
Conheça melhor a empresa responsável
Sem dúvida, um dos momentos mais importantes para evitar que futuras dores de cabeças ocorram é a escolha adequada da construtora do seu futuro apartamento.
Afinal, os cuidados devem ser redobrados quando se vai comprar um imóvel na planta.
É fundamental, por exemplo, escolher uma empresa idônea, que não esteja endividada e que tenha um bom reconhecimento no mercado.
Desse modo, o risco de problemas e de que você não receba o apartamento comprado, na pior das hipóteses, é muito menor.
Assim, é fundamental pesquisar sobre o passado da incorporadora e, se possível, conhecer melhor os empreendimentos já feitos por ela.
Esses dados podem ser encontrados nos órgãos de defesa do consumidor, no balanço semestral para acionistas e por meio de conversa com pessoas que vivem em apartamentos já finalizados.
Além disso, as avaliações e os comentários feitos nas redes sociais podem ajudar a identificar construtoras reconhecidas positivamente pelos usuários.
Isso é algo interessante até mesmo para que você identifique o modo de agir da empresa com relação a diferentes situações: como ela se posiciona diante de um assunto delicado, por exemplo, se é atenciosa com o público, entre outros aspectos importantes.
Leia atentamente todo o contrato
Por se tratar de um imóvel em construção, é fundamental ter um bom conhecimento sobre o contrato de compra e venda.
Nele, serão especificadas todas as informações sobre o negócio: tamanho do apartamento, valores, forma de pagamento, multas pelo atraso da quitação das parcelas, prazo de conclusão da construção, multa pelo atraso da obra, entre outros itens.
Outro documento importante é o memorial descritivo. Ele listará todos os aspectos do imóvel que você receberá, como os materiais utilizados durante a construção e o padrão do acabamento.
O memorial é fundamental para verificar se o prometido pela incorporadora foi, de fato, cumprido.
Vantagens de financiar com a construtora
Agora que você entendeu um pouco melhor sobre como funciona o financiamento de imóvel na planta, chegou a hora de conhecer quais são as principais vantagens de fugir de intermediários e financiar diretamente com a construtora.
Facilidade na aprovação de crédito
Uma das grandes vantagens de financiar com a construtora é que, em linhas gerais, ela oferece muito mais facilidade na aprovação de crédito quando comparada aos bancos e às financeiras.
Ao lidar diretamente com quem está construindo o empreendimento você tem o benefício de a burocracia ser menor na hora de aprovar o contrato. Isso ocorre porque a construtora é diretamente interessada em vender suas unidades e precisa angariar verba para finalizar as obras.
Normalmente, basta apresentar as documentações básicas e cumprir algumas condições simples para obter a aprovação.
Melhores condições de pagamento
Além da maior facilidade na aprovação de crédito, é muito comum que, ao comprar um imóvel na planta diretamente com a construtora, você consiga excelentes condições de pagamento.
Mais uma vez, vale o mesmo princípio: a empresa é diretamente interessada em vender as unidades e capitalizar o empreendimento.
Sendo assim, você conta com a possibilidade de negociar o valor de entrada ou de eliminar as alíquotas que os bancos impõem, por exemplo.
Nessa alternativa, as duas partes podem, com mais facilidade, chegar a um ajuste com relação aos juros, descontos e até uma renegociação em casos de inadimplência.
Potencial de valorização do imóvel
Outra das vantagens de financiar com a construtora é que, além de gerar patrimônio, você adquirirá uma unidade com excelente potencial de valorização.
Um imóvel na planta, por exemplo, é um dos tipos de propriedade que pode proporcionar o maior retorno financeiro para o comprador.
Além das inúmeras facilidades dessa modalidade de financiamento, você pode desembolsar menos dinheiro e, dessa forma, conseguir maiores lucros em uma eventual revenda.
Essa situação é maximizada se você escolher um condomínio em uma área em crescimento ou que esteja recebendo investimentos públicos ou privados.
Possibilidade de personalização
Você sabia que, ao comprar diretamente com a construtora um imóvel na planta ou em fase de finalização, você tem muito mais possibilidades de personalizar a unidade do jeito que você bem desejar?
Isso ainda é mais provável se o projeto for mais moderno e contar com uma planta versátil e menos paredes estruturais, por exemplo.
Como a empresa deseja vender e muitas coisas podem ainda não estar finalizadas, fica muito mais simples negociar uma cor diferente nas paredes, a utilização de alguns materiais nobres, como madeiras, aço inoxidável e mármore, e até mesmo a criação de um espaço amplo, mudando divisórias de lugar.
Como fazer um financiamento de sucesso
Depois de entender melhor como funciona o financiamento de imóvel na planta e de descobrir quais são as principais vantagens de fazer esse procedimento diretamente com uma construtora de confiança, você pode aprender algumas dicas extras para um financiamento de sucesso. Confira abaixo quais são elas.
Escolha bem a construtora
Um dos principais passos para fazer um financiamento de sucesso e valorizar o dinheiro que você conseguiu juntar começa na escolha adequada da construtora.
Você, provavelmente, já ouviu falar de casos nos quais as pessoas não receberam as unidades que compraram, mas isso dificilmente ocorre com uma empresa consolidada no mercado. A MRV, por exemplo, tem mais de 40 anos de história, com opção de financiamento próprio.
Dentro desse contexto, faça uma boa pesquisa na internet, procurando a opinião de antigos clientes e a presença de eventuais reclamações em sites do gênero ou em órgãos de defesa do consumidor.
Outra boa ideia é visitar obras antigas ou empreendimentos finalizados do mesmo gênero que você deseja, para, assim, verificar a qualidade.
Faça diversas simulações
As melhores construtoras do mercado, além de contarem com excelentes profissionais para orientar e ajudar os clientes, geralmente disponibilizam simuladores de crédito em seus sites ou na própria sede física da instituição. Isso é muito vantajoso, pois as simulações auxiliam muito na projeção da sua compra.
Com esse mecanismo, você pode, por exemplo, checar quais são as linhas de crédito disponíveis e qual será o valor das prestações e das possibilidades de entrada. Também é uma maneira de saber quanto da sua renda ficará comprometida e em quantos anos você quitará a dívida.
Separe toda a documentação necessária
Como dissemos, a documentação para financiar um imóvel diretamente com a construtora costuma ser muito menor do que a exigida pelos bancos e pelas instituições financeiras comuns.
No entanto, providenciar essa papelada antes mesmo de ir até a empresa facilita a sua vida e acelera todo o processo.
Mesmo que isso possa variar de um local para o outro, costuma haver várias exigências em comum. Pesquise quais são os itens básicos necessários para tê-los em mão, pois essa atitude pode otimizar o seu tempo e agilizar a liberação do financiamento quando você escolher o imóvel que deseja.
Não comprometa mais de 30% da sua renda
Em linhas gerais, especialistas recomendam que você não comprometa mais de 30% da renda mensal com as prestações do financiamento.
Embora você possa achar, em um primeiro momento, que consegue pagar parcelas superiores a esse montante sem problemas, o fato é que, sobretudo com o passar do tempo, elas podem pesar no seu orçamento.
A aquisição de uma propriedade é um comprometimento de longo prazo, e você não pode deixar de levar em consideração, mesmo que saia do aluguel, que existem outros custos, como a taxa de condomínio, as contas de energia e água, além das despesas comuns do dia a dia.
Como conseguir um bom financiamento de imóveis na planta?
Depois de conferir todo esse conteúdo sobre o financiamento de imóvel na planta, você provavelmente está interessado em investir nessa modalidade de compra.
No entanto, é bem possível que você não saiba como conseguir as melhores condições e é justamente por isso que preparamos as dicas abaixo. Confira.
Tenha uma boa relação com uma instituição
O primeiro passo para conseguir um bom financiamento de imóvel na planta é ter uma relação sólida com uma instituição financeira ou com a própria construtora, uma vez que a sua honestidade enquanto cliente e um bom histórico de pagamento pode facilitar a aprovação. Mesmo que você não acredite, muitos gerentes levarão isso em conta na hora de avaliar o seu pedido. Mesmo que a sua renda não seja das maiores, as empresas podem deixar isso em segundo plano se você se mostrar confiável.
Também não menospreze o poder de ter uma boa conserva com o gerente e de tratar bem os demais funcionários, pois tudo isso é analisado e considerado na hora de traçar o seu perfil.
Mantenha o seu nome limpo no mercado
Ter o nome sujo no mercado, com o CPF listado em serviços de proteção ao crédito, por exemplo, pode dificultar absurdamente a obtenção de um empréstimo, ainda mais se os valores envolvidos forem tão elevados, como é o caso da grande maioria dos financiamentos imobiliários no Brasil. Por isso, o ideal é que você mantenha o seu nome sempre limpo.
No entanto, se por uma eventualidade isso não aconteceu, é imprescindível pagar as suas dívidas e solicitar imediatamente sua retirada desses cadastros. A maioria das instituições financeiras tem preferido olhar a saúde financeira como um todo do que um mero holerite.
Consiga e comprove alguma renda extra
As instituições e os gerentes aprovam ou não um financiamento com base, sobretudo, na capacidade que o requerente demonstra ter de arcar com as prestações, analisando o risco que ele pode trazer para aquela organização.
Além disso, é notório que, no Brasil, muitas pessoas acabam ganhando mais do que realmente conseguem comprovar.
Diante dessa realidade, é muito interessante que você, se for possível, consiga alguma renda extra, pois isso reforça o seu compromisso e a sua capacidade de arcar com as parcelas do seu débito.
Para isso, você tem algumas opções, como usar um extrato bancário, eventuais recibos e extratos de cartões de crédito.
Seja realista quanto ao valor do financiamento
Por fim, você não pode deixar de ser realista em termos de valores no seu financiamento de imóvel na planta.
Como regra, você só deve solicitar um valor que seja condizente com o que você recebe, pois esse também é um fator que será analisado pela instituição na hora de conceder ou não a aprovação.
Quem estiver analisando o seu perfil, logicamente, achará estranho se você solicitar o suficiente para comprar uma mansão, mas tem rendimentos que são mais condizentes com um imóvel pequeno.
Quanto mais ponderado e prudente você for, maiores serão as chances de você conseguir um “sim” para o seu financiamento.
Devido aos grandes benefícios expostos, como o preço mais baixo e a possibilidade de valorização, é cada vez mais comum a aquisição de imóveis na planta. No entanto, devido às dificuldades encontradas para quitar a compra à vista, pode ser necessário contratar um financiamento, mas agora que você já conhece as especificidades dessa modalidade, está pronto para escolher a melhor empresa para as suas necessidades e as da sua família e seguir para o próximo passo rumo ao sonho da casa própria.
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SEO é o acrônimo em inglês de “otimização de mecanismos de pesquisa” ou “otimizador de mecanismos de pesquisa”. A contratação de um SEO é uma decisão importante que pode aperfeiçoar seu site e poupar tempo, mas você também corre o risco de prejudicar seu site e sua reputação. Pesquise as possíveis vantagens, bem como os danos que uma otimização feita de forma irresponsável pode causar ao site. Muitos SEOs e outros consultores e agências oferecem serviços úteis para proprietários de sites, incluindo:
análise do conteúdo ou da estrutura do site;
Consultoria técnica sobre desenvolvimento de sites: por exemplo, hospedagem, redirecionamentos, páginas de erro, uso do JavaScript
Desenvolvimento de conteúdo
Gerenciamento de campanhas de desenvolvimento de negócios on-line
Pesquisa de palavras-chave
treinamento de SEO;
experiência em regiões e mercados específicos.
Anunciar no Google não tem qualquer influência na presença do site nos nossos resultados da pesquisa. O Google nunca aceita dinheiro para incluir ou classificar sites neles. Não há custos para aparecer nos nossos resultados da pesquisa orgânica. Recursos como o Search Console, o blog oficial da Central da Pesquisa Google e o fórum de discussão têm muitas informações sobre como otimizar o site para a pesquisa orgânica.
Primeiros passos com o SEO
Se você administra uma pequena empresa local, provavelmente pode fazer boa parte disso por conta própria. Veja algumas sugestões de recursos:
Confira nossa série de vídeos sobre como criar uma presença on-line para sua empresa.
O Guia de SEO para iniciantes descreve muito do que o SEO pode fazer por você. Embora você não precise conhecer bem esse guia se estiver contratando um profissional para fazer o trabalho, é bom conhecer esses métodos. Assim, você pode identificar quando um SEO quiser usar uma técnica não recomendada ou, pior, contraindicada.
Vai levar um tempo para você ver os resultados: normalmente, são de quatro meses a um ano desde início das mudanças até começar a ver os benefícios.
Se você acha que ainda precisa de ajuda extra de um profissional, continue lendo sobre como escolher um SEO.
Como escolher um SEO
Se você estiver pensando em contratar um SEO, faça isso quanto antes. Um bom momento para a contratação é quando você estiver pensando em mudar o design ou planejando lançar um novo site. Assim, você e seu SEO podem criar um site adaptado aos mecanismos de pesquisa desde o início. Entretanto, um bom SEO também pode ajudar a aprimorar um site estabelecido.
É importante manter o compromisso de implementar as mudanças recomendadas. Fazer as alterações recomendadas por um SEO exige tempo e esforço. Se você não se dispõe a fazer as mudanças, não vale a pena contratar um profissional.
Entreviste o SEO em potencial. Veja algumas perguntas úteis:
Você pode me mostrar exemplos de trabalhos anteriores e compartilhar algumas histórias de sucesso?
Você segue os Fundamentos da Pesquisa Google?
Você oferece algum serviço ou consultoria de marketing digital para complementar seu negócio de pesquisa orgânica?
Que tipo de resultados você espera ver e em quanto tempo? Como você mede o sucesso?
Qual é sua experiência no meu setor?
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Quais são suas técnicas mais importantes de SEO?
Há quanto tempo você está no mercado?
Como vai ser nossa comunicação? Você vai me comunicar sobre todas as alterações feitas no meu site, com informações detalhadas sobre suas recomendações e a lógica por trás delas?
Veja se o SEO está interessado em você e na sua empresa. Se não estiver, encontre alguém que esteja. O SEO deve fazer perguntas como estas:
O que torna seu negócio ou serviço exclusivo e valioso para os clientes?
Quem são seus clientes?
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Quais outros canais de publicidade você usa?
Quem são seus concorrentes?
Verifique as referências de negócios do SEO. Pergunte aos clientes anteriores se eles achavam que esse SEO oferecia um serviço útil, era bom parceiro de trabalho e gerava resultados positivos.
Peça uma auditoria técnica e de pesquisa do seu site para saber o que o profissional acha que precisa ser feito, por que e qual deve ser o resultado esperado. Você provavelmente terá que pagar por isso e conceder acesso somente leitura a seu site no Search Console. Nesse estágio, não autorize o acesso de gravação. Seu SEO em potencial deve ser capaz de dar estimativas realistas de melhorias e do trabalho envolvido. Se ele garantir que as mudanças vão colocar sua empresa no primeiro lugar dos resultados da pesquisa, procure outra pessoa.
Decida se você quer contratar.
Precauções
Em geral, os SEOs oferecem serviços valiosos aos clientes, mas alguns deles prejudicam o setor com práticas de marketing exageradamente agressivas e tentativas de manipular de maneira inadequada os resultados dos mecanismos de pesquisa. Práticas que violam nossas políticas de spam podem resultar em um ajuste negativo da presença do seu site no Google ou até mesmo na remoção do site do índice.
Quando o SEO apresentar recomendações para o site, peça que ele comprove essas indicações com uma fonte confiável, como uma página de ajuda do Search Console, uma entrada no blog da Central da Pesquisa Google ou uma resposta sancionada pelo Google no fórum.
Veja alguns aspectos a serem considerados:
Um golpe comum é a criação de domínios “de fachada”, que encaminham os usuários para um site usando redirecionamentos fraudulentos. Os domínios de fachada normalmente pertencem a um SEO que alega trabalhar em nome de um cliente. No entanto, se o relacionamento não vinga, o SEO pode apontar o domínio para outro site ou até mesmo para o domínio de um concorrente. Quando isso acontece, o cliente acaba pagando para desenvolver um site concorrente que pertence ao SEO.
Outra prática ilícita é colocar doorways carregadas de palavras-chave em algum lugar do site do cliente. O SEO promete que isso torna a página mais relevante para um maior número de consultas. Essa afirmação é inerentemente falsa, já que é raro uma única página ser relevante para várias palavras-chave. Pior ainda é que essas doorways frequentemente contêm links ocultos que levam também a outros clientes do SEO. Essas doorways dissipam a popularidade dos links de um site e encaminham para o SEO e outros clientes dele, que podem ter sites com conteúdo ilegal ou ofensivo.
Por fim, evite qualquer envolvimento com esquemas de links, como a compra de links de outros sites para aumentar sua classificação. Isso vai contra as políticas de spam do Google e pode resultar em uma ação manual contra alguns ou todos os seus sites, o quevai afetar negativamente sua classificação.
Caso acredite que um SEO enganou você, denuncie o fato.
Nos Estados Unidos, a Comissão Federal de Comércio (FTC, na sigla em inglês) cuida das queixas relacionadas a práticas comerciais enganosas ou ilegais. Para fazer uma denúncia, acesse: https://www.ftc.gov/ (site em inglês) e clique em “File a Complaint Online” (Registrar uma denúncia on-line), ligue para 1-877-FTC-HELP ou escreva para este endereço:
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CRC-240
Washington, D.C. 20580
Caso sua denúncia seja contra uma empresa em outro país, registre em https://www.econsumer.gov/(indisponível em português).
Diretrizes úteis
Tenha cuidado com firmas de SEO e consultores ou agências na Web que enviam e-mails inesperados.Pode parecer incrível, mas nós também recebemos este tipo de spam:
“Olá, google.com.br,
visitei seu site e notei que você não aparece na maioria dos principais diretórios e mecanismos de pesquisa…”
Se você receber e-mails não solicitados sobre mecanismos de pesquisa, encare isso com o mesmo ceticismo que teria em relação a remédios para emagrecer que “queimam a gordura enquanto você dorme” ou pedidos de ajuda para transferir o dinheiro de ditadores depostos.
Ninguém pode garantir a classificação em primeiro lugar no Google.Cuidado com os SEOs que dizem garantir sua classificação ou ter um “relacionamento privilegiado” com o Google ou que anunciam um “envio prioritário” para o Google. Não existe envio prioritário para o Google. Na verdade, a única maneira de enviar um site diretamente ao Google é na Ferramenta de inspeção de URL ou enviando um Sitemap. É possível fazer isso por conta própria.
Tome cuidado se uma empresa tiver muitos segredos ou não explicar claramente o que pretende.Se algo não estiver claro, peça explicações. Se um SEO criar um conteúdo fraudulento ou enganoso em seu nome, como doorways ou domínios “descartáveis”, seu site pode ser removido do índice do Google. Em última análise, você é responsável pelas ações das empresas que contratar. Por isso, é melhor ver exatamente como elas pretendem “ajudar” você. Se um SEO tiver acesso ao FTP do seu servidor, ele precisa explicar todas as alterações que estão sendo feitas no seu site.
Você não deve ter links para um SEO.Evite SEOs que falam sobre esquemas de popularidade de links ou que enviam seu site para milhares de mecanismos de pesquisa. Normalmente, essas ações são inúteis e não afetam sua classificação nos resultados dos principais mecanismos de pesquisa (não de uma forma que você consideraria positiva).
Escolha com cuidado.Em caso de dúvida em relação a determinado SEO, pesquise o mercado. Evidentemente, você pode fazer isso no Google. Embora o Google não comente sobre empresas específicas, encontramos firmas que se autodenominam SEOs e adotam práticas que obviamente ultrapassam o comportamento profissional aceitável. Tome cuidado.
Tente entender para onde o dinheiro está indo.O Google nunca vende as melhores classificações nos resultados de pesquisa, mas existem vários mecanismos de pesquisa que combinam os resultados normais com resultados pagos por clique ou por inclusão. Alguns SEOs prometem um lugar nas primeiras posições dos mecanismos de pesquisa, mas, na verdade, você vai aparecer na seção de anúncios, e não nos resultados orgânicos. Alguns SEOs chegam até a mudar o valor dos lances em tempo real para criar a ilusão de que “controlam” outros mecanismos de pesquisa e que podem escolher onde querem aparecer. Esse golpe não funciona com o Google, porque nossos anúncios são identificados de maneira clara e ficam separados dos nossos resultados de pesquisa. Mesmo assim, pergunte ao seu SEO em potencial quais taxas se destinam à inclusão permanente e quais se destinam a anúncios temporários.
No que mais devo prestar atenção?Veja alguns sinais de alerta. Esta não é uma lista completa, por isso, em caso de dúvida, siga seu instinto. Talvez você esteja lidando com um SEO desonesto se ele oferecer alguma das seguintes opções:
Tiver domínios de fachada.
Colocar links para outros clientes nas doorways.
Oferecer a venda de palavras-chave na barra de endereços.
Não distinguir entre resultados de pesquisa verdadeiros e anúncios exibidos nos resultados de pesquisa.
Garantir a classificação, mas somente para frases de palavras-chave longas e obscuras, que você usaria de qualquer forma.
Utilizar diversos e-mails alternatlivos (aliases) ou informações do WHOIS falsas.
Receber tráfego de “falsos” mecanismos de pesquisa, spyware ou scumware.
Tiver domínios removidos do índice do Google ou não for listado no Google.
Durante o Think Beauty & Fashion, empresa apresentou principais tendências de Moda e Beleza, com base em pesquisas com consumidores e buscas no Google;
Cabelo é o aspecto da aparência de maior preocupação para os brasileiros, aponta pesquisa encomendada pelo Google à Offerwise;
Bem-estar e propósito de marca estão entre os principais motivadores de compra.
O Brasil é o terceiro país que mais busca por Moda e Beleza no Google em todo o mundo, atrás apenas do Japão e dos Estados Unidos. E os brasileiros estão cada vez mais interessados em produtos de moda e beleza, o que faz as pesquisas sobre o assunto no Google subirem, em média, 7% e 14% ao ano, respectivamente. Esses são alguns dos dados apresentados nesta terça-feira durante o evento Think Beauty & Fashion, realizado no escritório do Google em São Paulo.
Na ocasião, o Google apresentou dados inéditos de uma pesquisa on-line com mil consumidores¹ sobre hábitos de consumo de moda, e outra encomendada pela empresa à Offerwise com 2 mil brasileiros² apontando as principais tendências do segmento de Beleza. Ambos os estudos mostram que a maioria dos brasileiros pretende manter ou aumentar as compras desses produtos ao longo dos próximos 12 meses: essa é a intenção de 68% dos entrevistados no caso de moda e 83% no caso de produtos de beleza.
As pesquisas traçam um perfil de consumidor cada vez mais consciente, com preferência por produtos que ofereçam bem-estar e marcas com propósito alinhado com seus valores pessoais. Quase sete em cada dez brasileiros (67%) afirmam que utilizam produtos de beleza para se sentir bem, independente da opinião dos outros². Além disso, ao considerar a compra de um produto, 17% dos consumidores de beleza² e 7% de moda¹ afirmaram levar em conta o fato da marca ter um propósito alinhado com os seus.
“Os consumidores estão cada vez mais buscando produtos que os façam não apenas parecer bem, mas também se sentir bem. Eles desejam que as marcas tenham uma história além de seus produtos e que mostrem credibilidade, ou seja, que não apresentem um discurso apenas da boca para fora”, afirma Farouk Azanki, head de negócios para o segmento de Beleza do Google Brasil. “São consumidores que priorizam produtos que os façam se sentir bem e expressar seu eu autêntico, em vez de aderir a ideais culturais padronizados”, complementou o executivo.
Cuidar dos Cabelos é a maior preocupação
A pesquisa encomendada pelo Google à Offerwise² mostra que os cabelos são a maior preocupação dos brasileiros quando se trata de cuidados com a beleza. O ítem é o principal ponto de identificação dos consumidores com o tema ‘beleza’, segundo a pesquisa, sendo citado por 44% dos entrevistados; ficando à frente de perfume (27%), pele (20%) e maquiagem (9%).
Os produtos para cuidados capilares também são os que entram com mais frequência nas cestas de compra no segmento de beleza. Quase oito em cada dez brasileiros (78%) disseram que adquirem pelo menos um item para os cabelos todos os meses; à frente de produtos para cuidados com a pele do corpo (65%), rosto (62%), maquiagem (50%) e perfume (47%).
Consumidor se inspira em influenciadores
O consumidor brasileiro está mais confiante na decisão de compra, já que está pesquisando mais, acessando mais canais e buscando inspiração em influenciadores digitais nos quais confia. E é nesse momento da jornada que a Busca do Google e o YouTube se destacam como os principais canais onde consumidores buscam informações e experiências para entender melhor sobre produtos e marcas.
Conforme a pesquisa encomendada à Offerwise², 67% dos brasileiros buscam na internet informações sobre produtos de beleza. A Busca do Google é o principal ponto de contato, com 91%, seguido do YouTube, com 73%. De acordo com dados internos do Google, a maior parte dessas pesquisas estão relacionadas à busca de ‘inspirações’ para produtos da categoria.
O papel dos influenciadores na decisão de compra dos brasileiros é reforçado por outros dados apresentados pela empresa: quatro entre as dez marcas de maquiagem mais procuradas nas plataformas do Google são de influenciadoras e são as marcas que mais crescem em interesse (dados internos). Já outra pesquisa³ proprietária da empresa mostrou que 76% dos consumidores de beleza declaram ter comprado seus produtos nos últimos 12 meses com marcas de influenciadores.
“Para o universo da beleza, o YouTube ajuda a criar identificação e comunidades. Atrai consumidores de todos os perfis, muitas vezes saindo do óbvio, como mulheres que buscam cuidar e conhecer produtos e tecnologias para cuidar dos cabelos”, destaca Carolina Soares, líder de insights para o segmento de Moda e Beleza do Google Brasil.
Metodologia
Durante o evento, o Google apresentou diferentes estudos para mostrar a percepção do brasileiro sobre Moda e Beleza e qual tem sido o papel do Google durante a jornada de compra dos consumidores. Confira, abaixo, os detalhes das metodologias dos estudos citados
¹ Fonte: Pesquisa proprietária do Google, com 1.000 brasileiros (homens e mulheres) maiores de 18 anos, acima de 18 anos, de todas as classes sociais,, que tenham comprado pelo menos um produto da categoria de moda nos últimos 6 meses. As entrevistas foram realizadas entre 19 e 21 de maio de 2023, por meio de questionários on-line pela plataforma Google Survey.
² Fonte: “Marketing Insights – Beauty”, Brasil – Estudo encomendado pelo Google e realizado pela Offerwise, 2023 – estudo ouviu 2 mil brasileiros (homens e mulheres) acima de 18 anos, de todas as classes sociais,, que tenham comprado pelo menos um produto da categoria de beleza nos últimos 6 meses. As entrevistas foram realizadas entre 24 e 30 de abril de 2023, por meio de questionários on-line.
³ Fonte: Pesquisa proprietária do Google, com 1.000 brasileiros (homens e mulheres) maiores de 18 anos, acima de 18 anos, de todas as classes sociais,, que tenham comprado pelo menos um produto da categoria de beleza nos últimos 6 meses. As entrevistas foram realizadas entre 25 e 28 de janeiro de 2023, por meio de questionários on-line pela plataforma Google Survey.
Ana Assis Visagista internacional, certificada pelo método Claude Juillard, Faceteller e Hair Designer pelas academias Europeias, Llongueras, Tony & Guy, Vidal Sassoon
Ana Assis Visagista internacional, certificada pelo método Claude Juillard, Faceteller e Hair Designer pelas academias Europeias, Llongueras, Tony & Guy, Vidal Sassoon
SEO é o acrônimo em inglês de “otimização de mecanismos de pesquisa” ou “otimizador de mecanismos de pesquisa”. A contratação de um SEO é uma decisão importante que pode aperfeiçoar seu site e poupar tempo, mas você também corre o risco de prejudicar seu site e sua reputação. Pesquise as possíveis vantagens, bem como os danos que uma otimização feita de forma irresponsável pode causar ao site. Muitos SEOs e outros consultores e agências oferecem serviços úteis para proprietários de sites, incluindo:
análise do conteúdo ou da estrutura do site;
Consultoria técnica sobre desenvolvimento de sites: por exemplo, hospedagem, redirecionamentos, páginas de erro, uso do JavaScript
Desenvolvimento de conteúdo
Gerenciamento de campanhas de desenvolvimento de negócios on-line
Pesquisa de palavras-chave
treinamento de SEO;
experiência em regiões e mercados específicos.
Anunciar no Google não tem qualquer influência na presença do site nos nossos resultados da pesquisa. O Google nunca aceita dinheiro para incluir ou classificar sites neles. Não há custos para aparecer nos nossos resultados da pesquisa orgânica. Recursos como o Search Console, o blog oficial da Central da Pesquisa Google e o fórum de discussão têm muitas informações sobre como otimizar o site para a pesquisa orgânica.
Primeiros passos com o SEO
Se você administra uma pequena empresa local, provavelmente pode fazer boa parte disso por conta própria. Veja algumas sugestões de recursos:
Confira nossa série de vídeos sobre como criar uma presença on-line para sua empresa.
O Guia de SEO para iniciantes descreve muito do que o SEO pode fazer por você. Embora você não precise conhecer bem esse guia se estiver contratando um profissional para fazer o trabalho, é bom conhecer esses métodos. Assim, você pode identificar quando um SEO quiser usar uma técnica não recomendada ou, pior, contraindicada.
Vai levar um tempo para você ver os resultados: normalmente, são de quatro meses a um ano desde início das mudanças até começar a ver os benefícios.
Se você acha que ainda precisa de ajuda extra de um profissional, continue lendo sobre como escolher um SEO.
Como escolher um SEO
Se você estiver pensando em contratar um SEO, faça isso quanto antes. Um bom momento para a contratação é quando você estiver pensando em mudar o design ou planejando lançar um novo site. Assim, você e seu SEO podem criar um site adaptado aos mecanismos de pesquisa desde o início. Entretanto, um bom SEO também pode ajudar a aprimorar um site estabelecido.
É importante manter o compromisso de implementar as mudanças recomendadas. Fazer as alterações recomendadas por um SEO exige tempo e esforço. Se você não se dispõe a fazer as mudanças, não vale a pena contratar um profissional.
Entreviste o SEO em potencial. Veja algumas perguntas úteis:
Você pode me mostrar exemplos de trabalhos anteriores e compartilhar algumas histórias de sucesso?
Você segue os Fundamentos da Pesquisa Google?
Você oferece algum serviço ou consultoria de marketing digital para complementar seu negócio de pesquisa orgânica?
Que tipo de resultados você espera ver e em quanto tempo? Como você mede o sucesso?
Qual é sua experiência no meu setor?
Qual é sua experiência no meu país ou em minha cidade?
Qual é sua experiência no desenvolvimento de sites internacionais?
Quais são suas técnicas mais importantes de SEO?
Há quanto tempo você está no mercado?
Como vai ser nossa comunicação? Você vai me comunicar sobre todas as alterações feitas no meu site, com informações detalhadas sobre suas recomendações e a lógica por trás delas?
Veja se o SEO está interessado em você e na sua empresa. Se não estiver, encontre alguém que esteja. O SEO deve fazer perguntas como estas:
O que torna seu negócio ou serviço exclusivo e valioso para os clientes?
Quem são seus clientes?
Como sua empresa ganha dinheiro e como os resultados da pesquisa podem ajudar?
Quais outros canais de publicidade você usa?
Quem são seus concorrentes?
Verifique as referências de negócios do SEO. Pergunte aos clientes anteriores se eles achavam que esse SEO oferecia um serviço útil, era bom parceiro de trabalho e gerava resultados positivos.
Peça uma auditoria técnica e de pesquisa do seu site para saber o que o profissional acha que precisa ser feito, por que e qual deve ser o resultado esperado. Você provavelmente terá que pagar por isso e conceder acesso somente leitura a seu site no Search Console. Nesse estágio, não autorize o acesso de gravação. Seu SEO em potencial deve ser capaz de dar estimativas realistas de melhorias e do trabalho envolvido. Se ele garantir que as mudanças vão colocar sua empresa no primeiro lugar dos resultados da pesquisa, procure outra pessoa.
Decida se você quer contratar.
Precauções
Em geral, os SEOs oferecem serviços valiosos aos clientes, mas alguns deles prejudicam o setor com práticas de marketing exageradamente agressivas e tentativas de manipular de maneira inadequada os resultados dos mecanismos de pesquisa. Práticas que violam nossas políticas de spam podem resultar em um ajuste negativo da presença do seu site no Google ou até mesmo na remoção do site do índice.
Quando o SEO apresentar recomendações para o site, peça que ele comprove essas indicações com uma fonte confiável, como uma página de ajuda do Search Console, uma entrada no blog da Central da Pesquisa Google ou uma resposta sancionada pelo Google no fórum.
Veja alguns aspectos a serem considerados:
Um golpe comum é a criação de domínios “de fachada”, que encaminham os usuários para um site usando redirecionamentos fraudulentos. Os domínios de fachada normalmente pertencem a um SEO que alega trabalhar em nome de um cliente. No entanto, se o relacionamento não vinga, o SEO pode apontar o domínio para outro site ou até mesmo para o domínio de um concorrente. Quando isso acontece, o cliente acaba pagando para desenvolver um site concorrente que pertence ao SEO.
Outra prática ilícita é colocar doorways carregadas de palavras-chave em algum lugar do site do cliente. O SEO promete que isso torna a página mais relevante para um maior número de consultas. Essa afirmação é inerentemente falsa, já que é raro uma única página ser relevante para várias palavras-chave. Pior ainda é que essas doorways frequentemente contêm links ocultos que levam também a outros clientes do SEO. Essas doorways dissipam a popularidade dos links de um site e encaminham para o SEO e outros clientes dele, que podem ter sites com conteúdo ilegal ou ofensivo.
Por fim, evite qualquer envolvimento com esquemas de links, como a compra de links de outros sites para aumentar sua classificação. Isso vai contra as políticas de spam do Google e pode resultar em uma ação manual contra alguns ou todos os seus sites, o quevai afetar negativamente sua classificação.
Caso acredite que um SEO enganou você, denuncie o fato.
Nos Estados Unidos, a Comissão Federal de Comércio (FTC, na sigla em inglês) cuida das queixas relacionadas a práticas comerciais enganosas ou ilegais. Para fazer uma denúncia, acesse: https://www.ftc.gov/ (site em inglês) e clique em “File a Complaint Online” (Registrar uma denúncia on-line), ligue para 1-877-FTC-HELP ou escreva para este endereço:
Federal Trade Commission
CRC-240
Washington, D.C. 20580
Caso sua denúncia seja contra uma empresa em outro país, registre em https://www.econsumer.gov/(indisponível em português).
Diretrizes úteis
Tenha cuidado com firmas de SEO e consultores ou agências na Web que enviam e-mails inesperados.Pode parecer incrível, mas nós também recebemos este tipo de spam:
“Olá, google.com.br,
visitei seu site e notei que você não aparece na maioria dos principais diretórios e mecanismos de pesquisa…”
Se você receber e-mails não solicitados sobre mecanismos de pesquisa, encare isso com o mesmo ceticismo que teria em relação a remédios para emagrecer que “queimam a gordura enquanto você dorme” ou pedidos de ajuda para transferir o dinheiro de ditadores depostos.
Ninguém pode garantir a classificação em primeiro lugar no Google.Cuidado com os SEOs que dizem garantir sua classificação ou ter um “relacionamento privilegiado” com o Google ou que anunciam um “envio prioritário” para o Google. Não existe envio prioritário para o Google. Na verdade, a única maneira de enviar um site diretamente ao Google é na Ferramenta de inspeção de URL ou enviando um Sitemap. É possível fazer isso por conta própria.
Tome cuidado se uma empresa tiver muitos segredos ou não explicar claramente o que pretende.Se algo não estiver claro, peça explicações. Se um SEO criar um conteúdo fraudulento ou enganoso em seu nome, como doorways ou domínios “descartáveis”, seu site pode ser removido do índice do Google. Em última análise, você é responsável pelas ações das empresas que contratar. Por isso, é melhor ver exatamente como elas pretendem “ajudar” você. Se um SEO tiver acesso ao FTP do seu servidor, ele precisa explicar todas as alterações que estão sendo feitas no seu site.
Você não deve ter links para um SEO.Evite SEOs que falam sobre esquemas de popularidade de links ou que enviam seu site para milhares de mecanismos de pesquisa. Normalmente, essas ações são inúteis e não afetam sua classificação nos resultados dos principais mecanismos de pesquisa (não de uma forma que você consideraria positiva).
Escolha com cuidado.Em caso de dúvida em relação a determinado SEO, pesquise o mercado. Evidentemente, você pode fazer isso no Google. Embora o Google não comente sobre empresas específicas, encontramos firmas que se autodenominam SEOs e adotam práticas que obviamente ultrapassam o comportamento profissional aceitável. Tome cuidado.
Tente entender para onde o dinheiro está indo.O Google nunca vende as melhores classificações nos resultados de pesquisa, mas existem vários mecanismos de pesquisa que combinam os resultados normais com resultados pagos por clique ou por inclusão. Alguns SEOs prometem um lugar nas primeiras posições dos mecanismos de pesquisa, mas, na verdade, você vai aparecer na seção de anúncios, e não nos resultados orgânicos. Alguns SEOs chegam até a mudar o valor dos lances em tempo real para criar a ilusão de que “controlam” outros mecanismos de pesquisa e que podem escolher onde querem aparecer. Esse golpe não funciona com o Google, porque nossos anúncios são identificados de maneira clara e ficam separados dos nossos resultados de pesquisa. Mesmo assim, pergunte ao seu SEO em potencial quais taxas se destinam à inclusão permanente e quais se destinam a anúncios temporários.
No que mais devo prestar atenção?Veja alguns sinais de alerta. Esta não é uma lista completa, por isso, em caso de dúvida, siga seu instinto. Talvez você esteja lidando com um SEO desonesto se ele oferecer alguma das seguintes opções:
Tiver domínios de fachada.
Colocar links para outros clientes nas doorways.
Oferecer a venda de palavras-chave na barra de endereços.
Não distinguir entre resultados de pesquisa verdadeiros e anúncios exibidos nos resultados de pesquisa.
Garantir a classificação, mas somente para frases de palavras-chave longas e obscuras, que você usaria de qualquer forma.
Utilizar diversos e-mails alternatlivos (aliases) ou informações do WHOIS falsas.
Receber tráfego de “falsos” mecanismos de pesquisa, spyware ou scumware.
Tiver domínios removidos do índice do Google ou não for listado no Google.