Turbo Brasil Turbo Energy Parts Turbo Brasil Turbo Energy Parts
Categorias
Uncategorized

Empreendedorismo social – 7 passos

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

Você já pensou em montar organização na qual o principal objetivo é resolver um dos problemas do mundo? Trabalhar com causa social ou ambiental para acelerar o processo de mudança e/ou inspirar outras pessoas para ajudarem nesse percurso?

De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, este é o trabalho de um empreendedor social que busca, por meio de sua organização, realizar atividades juntamente com outros públicos, como governo, empresa e sociedade civil organizada, para transformar uma realidade.

Os empreendimentos sociais estão no mundo exatamente para catalisar este processo e o desenvolvimento de outros modelos de negócios e projetos pilotos que depois virarão políticas públicas.

Glauco lista abaixo sete passos para iniciar pensamento em desenvolver uma organização:
1 – Problema do mundo. É muito importante entender o problema do mundo que ele tentará resolver, transformar, modificar ou mobilizar pessoas. São necessários estudo e pesquisa para entender as causas e os efeitos que este problema possui.

2 – Causa. Com o problema definido, é agora a hora da construção da causa para que outras pessoas se engajem e que faça sentido para possíveis compradores e doadores do tema.

3 – Público-alvo. Público principal definido e muito bem pesquisado. Seja ele o público beneficiário ou o público indireto, que também será trabalhado pela organização.

4 – Lucrativo ou sem fins de lucro. A organização que o empreendedor social está montando poderá ser lucrativa ou não. Se for lucrativa, poderá ser empresa de impacto social, dividindo os lucros entre os sócios ou ser companhia social que os reinveste na própria organização.

5 – Modelo de negócio. Mesmo as organizações sem fins lucrativos precisam de modelo de negócios que paguem as contas. Para este modelo é necessário ter rentabilidade e boa alocação dos recursos. Além de ter muito bem desenvolvido como funcionará a organização para alcançar seu objetivo.

6 – Engajamento e comunicação. O engajamento e a comunicação com todos os públicos envolvidos são fundamentais, seja ele o público interno, o atendido, os governos, a mídia, os investidores etc. Muitas organizações só conseguiram o sucesso graças ao engajamento de todos pela causa.

7 – Seja feliz. Se você ‘recebeu o chamado’ para essa empreitada, precisa entender que não é peso e sim oportunidade para ter real sentido para a sua existência neste planeta.

Portanto, destaca Glauco, seja feliz com essa nova caminhada que, com certeza, será muito mais árdua do que os caminhos tradicionais.

SEO MUNIZ

Link112 SEO MUNIZ
Link112 Turbo Brasil Turbo Energy Parts