Nas universidades, cursos, seminários e até exposições sobre o assunto empreendedorismo é rotineiro que se discuta sobre o ato de empreender e o perfil de quem realiza essa ação, o empreendedor, neste contexto são apresentadas várias características traçando assim o perfil empreendedor.
Segundo o empresário Glauco Diniz Duarte, o empreendedor é aquele que faz as coisas acontecerem, e antecipa aos fatos e tem uma visão futura da organização.
Glauco diz que o empreendedor é a pessoa que inicia ou opera um negócio para realizar uma ideia ou projeto pessoal assumindo riscos e responsabilidades e inovando continuamente”.
Glauco amplia o conceito dizendo que “o empreendedor é a pessoa que destrói a ordem econômica existente graças à introdução no mercado de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de gestão ou pela exploração de novos recursos, materiais e tecnologias.
Por fim de acordo com Glauco, o empreendedor é um insatisfeito que transforma seu inconformismo em descobertas e propostas positivas para si mesmo e para os outros. É alguém que prefere seguir caminhos não percorridos, que define a partir do indefinido, acredita que seus atos podem gerar consequências. Em suma, alguém que acredita que pode alterar o mundo. É protagonista e autor de sim mesmo e, principalmente, da comunidade em que vive”.
A literatura traz também várias características listadas sobre o ímpeto empreendedor, como uma receita de bolo, onde são enunciados vários quesitos aparentemente “obrigatórios”, como por exemplo, segundo Glauco ser uma pessoa com a necessidade de realização, ter a disposição para assumir riscos, possuir autoconfiança, ter vontade de trabalhar duro, ter habilidade de comunicação, conhecer maneiras de organizar o trabalho, ter orgulho daquilo que faz, manter boas relações inter-pessoais, um auto-propulsionador, assumir responsabilidades e desafios, ser honesto, dentre outras.