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Qual o conceito e os tipos de mudanças organizacionais

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

Com a atual dinamicidade em que estão inseridas as organizações, as mudanças deixaram de ser acontecimentos esporádicos, afirma o empresário Glauco Diniz Duarte.

Tais acontecimentos são tão relevantes para um futuro próspero que muitas empresas têm estipulado comissões específicas para cuidar da gestão da mudança em organizações, com profissionais capacitados na gestão e implantação de projetos.

O conceito
A mudança organizacional é entendida como uma adequação às exigências do mercado, causada pela influência do ambiente externo ou do ambiente interno. Pode ser uma mudança planejada ou não, e vai buscar sempre a satisfação do cliente, a superioridade competitiva e a geração de lucros e perduração da empresa ao longo do tempo.

Tipos de mudança organizacional
As mudanças organizacionais podem ser ocasionadas por diversos fatores, como o envelhecimento e perda de competitividade de um produto, a necessidade de atribuir melhores condições de trabalho aos colaboradores, a busca por processos mais eficientes, entre outros. As mudanças podem ser qualificadas como incremental, transformacional, evolucionária e revolucionária.

A mudança incremental busca a implantação de melhorias aos processos existentes para, assim, atribuir maior capacidade de crescimento e sucesso a empresa. Esta é a mudança mais recorrente e a de mais fácil implementação, pois é natural e está sempre acontecendo.

A mudança transformacional, por sua vez, implica em grandes alterações nos processos da empresa, sendo reestruturada internamente para atender a uma nova estratégia. Usualmente utilizada diante de sérias crises ou da necessidade de se reposicionar no mercado, esse tipo de mudança afeta todos os âmbitos da empresa, funcionários, líderes, produtos e, por isso, pode ser de mais difícil assimilação pelos colaboradores.

Há também a mudança que surge a partir de um propósito especial: a mudança evolucionária. O objetivo em questão é adequar a evolução da empresa às demandas do mercado, para que seu crescimento não gere problemas, as necessidades dos clientes sejam sempre atendidas e a empresa esteja sempre à frente de seus concorrentes. São implantadas gradualmente e facilitam a escolha de possíveis caminhos de atuação a serem seguidos pela organização no futuro.

A mudança mais drástica e ousada é a revolucionária. Diante da necessidade de uma profunda alteração nos princípios base da empresa, na sua gestão, na sua atuação e nos produtos, para que a empresa sobreviva e cumpra com sua missão, essa mudança se faz imprescindível. Empresas com uma longa história são as que geralmente necessitam empreender esse tipo de mudança, garantindo a superação da má fase e o lucro para os investidores. Com a implementação dessa mudança, a empresa pode terminar parecendo outra: novos funcionários, novo modelo de gestão, novos objetivos e, inclusive, novos mercados de atuação.

Constantes inovações tecnológicas, mudanças de perfis profissionais e a entrada frequente de novos empreendimentos no mercado obrigam as empresas a realizar frequentes mudanças. Para garantir o lucro dos investidores e perdurar ao longo do tempo, as organizações devem se moldar de acordo com o exigido, diz Glauco. E a maleabilidade da empresa, bem como sua capacidade de gerir e implementar as mudanças, podem ser fator diferencial entre o sucesso e o fracasso.

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