De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, a transformação da organização é a necessidade de se adequar à implantação das estratégias formuladas para atingir os objetivos definidos, por meio da execução das ações estratégicas definidas. Para que isso ocorra, há necessidade de alinhar todas as áreas e as pessoas às estratégias formuladas de forma que toda a organização esteja comprometida com a execução das ações estratégicas. Dessa forma, os objetivos definidos serão atingidos.
Segundo Glauco, para que a transformação seja efetuada, há necessidade de adequar a estrutura da organização às estratégias formuladas e as respectivas ações definidas, e uma das preocupações dos tomadores de decisões deve ser com o comportamento das pessoas, conforme MILL (1993). As pessoas vão se comprometer com a execução das ações estratégicas a partir do momento que elas se motivarem e, para isso, o empoderamento dessas pessoas torna-se importante, propiciando que elas se apropriem das informações necessárias para conhecer a organização e se adaptar ao seu ambiente, a partir desse conhecimento elas podem contribuir com a implantação das estratégias e a execução das ações estratégicas. Nesse contexto, a cultura organizacional torna-se importante, devendo ser ressaltada a definição de valores, crenças, suposições e símbolos que define o caminho no qual a organização conduz suas atividades, (BARNEY, 1986).
Um dos fatores de alinhamento, diz Glauco, é o comportamento humano, pois se não houver comprometimento das pessoas que trabalham na organização, desde o gestor geral até às pessoas que lá trabalham, será difícil levar a organização para a direção desejada. Para isso, há necessidade de motivar as pessoas envolvidas. Conforme Glauco, o ambiente de mudanças precisa imperar em qualquer organização, porque o mundo em volta dela está mudando, e numa velocidade impressionante. As mudanças afetam pessoas que representam o ambiente.
Na transformação da organização torna-se importante dar atenção à alguns fatores, tais como:
• mudança nunca foi fácil desde os primórdios;
• os seres humanos são biologicamente difíceis de mudar;
• hoje, o ritmo, tamanho e complexidade de mudanças são maiores do que eram no passado; e
• os sucessos do passado para administrar mudanças não são garantidos para tratarem as mudanças futuras.
A importância da participação e comprometimento dos líderes, CEOs e alta administração, com a transformação da organização é fundamental para que ela se concretize. As lideranças determinam o ritmo das mudanças. A liderança das mudanças estratégicas pode ter dois enfoques:
I. Enfoque “Organization in”
• O líder deve puxar a mudança estratégica da organização de modo que as pessoas seguirão individualmente Para isso, deve-se identificar todos os níveis organizacionais (isto é, estrutura, processos, funções, etc.);
II. Enfoque “Individual out”
• O líder para mudar estrategicamente a organização, deve primeiro mudar os indivíduos – “no contexto do meio que eles convivem socialmente”.
A liderança das mudanças estratégicas encontra três barreiras, as quais devem ser suplantadas. Essas barreiras são:
• não VER o que é necessário mudar;
• quando vêem tem dificuldade de se MOVER; e
• quando se movem não conseguem implantar, TERMINAR.
Para ultrapassar essas barreiras e implantar as mudanças com sucesso há necessidade de utilizar três princípios, que são:
• verificar qual é a necessidade de mudar e CONCEBER a transformação;
• ACREDITAR que é a melhor solução e pode ser realizada; e
• REALIZAR a mudança.
Sabendo que, o processo fundamental de mudança captura 80% da mudança estratégica, mas para atingir os resultados é necessário confrontar 3 barreiras mentais citadas, anteriormente. Para que isso ocorra e efetuar as mudanças necessárias é preciso realizar, inicialmente, mudanças na estrutura da gestão da estrutura da organização.
A estrutura organizacional necessária para um melhor desempenho é a interdepartamental e a transdepartamental.
Glauco afirma que a estrutura organizacional interdepartamental proporciona a cada departamento integrar com os demais departamentos, de maneira conjunta, com apropriação, isto significa, com conhecimento, dedicação e comprometimento de todos, de tal forma à atender os objetivos da organização, além de estar preocupado em atender os seus propósitos.