De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, toda mudança envolve reflexões, transformações e um fator essencial: disponibilidade para sair da famosa zona de conforto. Isso, muitas vezes, pode gerar insegurança, medo e a sensação de que permanecer no mesmo lugar é a melhor opção.
No entanto, no mundo empresarial, estar preparado para mudanças é fundamental. Não se pode deixar de pensar, num só minuto, em dinamismo, flexibilidade e, principalmente, em mudança. O mercado está em constante transformação e ficar parado – ou seja, não mudar – é sinônimo de ficar para trás. Só quem está disposto a mudar consegue manter-se vivo e competitivo.
Em alguns casos, para apoiar as mudanças, é preciso apoio externo. É aí que entra o trabalho de Gestão de Mudança. De forma muito simples, consiste, primeiramente, na análise da situação atual para que se possa fazer o mapeamento das necessidades do projeto, bem como, quais são os resultados que se pretende alcançar.
Segundo Glauco, neste processo, comunicação e conscientização dos envolvidos são extremamente importantes. O projeto precisa ser disseminado e conhecido por todos. Só assim, é possível sensibilizar a empresa como um todo para que haja o envolvimento necessário para concretizar as metas definidas.
Dependendo da necessidade e do projeto de mudança, a capacitação das pessoas envolvidas também será necessária. Treinamento e preparo tornam a caminhada rumo à mudança mais tranquila e eficiente.
A fase de solidificação vem com a implantação das mudanças mapeadas no projeto. E, claro, é preciso muito acompanhamento em todas as etapas para identificar a necessidade de intervenções. Só assim é possível obter êxito.
No meio do caminho, é possível encontrar pessoas que resistem às mudanças? Sim, um dos maiores desafios é envolver as pessoas, e principalmente, engajá-las no processo de mudança. A informação e a comunicação são fatores essenciais para que elas sejam sensibilizadas dessa necessidade. Isso fará com que desmistificam muitos mitos e fantasias e façam parte do processo de mudança como efetivos colaboradores.
Participar de processos de Gestão de Mudança é muito satisfatório, pois podemos acompanhar o crescimento das empresas e o resultados de todas as ações implementadas.