
De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte,nestes novos tempos que agora vivemos as pequenas e médias empresas terão que adquirir novos hábitos de gestão.
Tanto empresas já estabelecidas assim como “start-ups” podem ter grandes ideias, mas por si só estas não garantem o sucesso que todos pretendem.
Segundo Glauco, a base fundamental do sucesso é a capacidade de fazer projeções financeiras sólidas que dão uma imagem precisa do futuro do negócio assim como a saúde do mesmo
As projeções financeiras são baseadas na compilação dos dados da contabilidade interna e análise do mercado a nível externo de forma a se criar um modelo e uma métrica que deve ser utilizada na gestão do dia-a-dia do negócio.
Glauco explica que a maioria dos programas de software de contabilidade tem a capacidade de fornecer dados financeiros tais como; fluxo de caixa, histórico de vendas, histórico das despesas. Estes dados são importantes porque são a partir deles que se planeia o objetivo de vendas e de despesas, tendo em conta a conjuntura atual do mercado em que a empresa se encontra inserida.
Quando analisadas em conjunto, essas fontes de informação, podem levar-nos a construir vários tipos de cenários sobre o futuro que servirão de fio condutor à empresa ajudando-a a caminhar em direção dos objetivos previamente traçados.
Desenvolver e utilizar projeções financeiras assim como a medição dos desvios quer positivos como negativos é um princípio central e fundamental para ajudar a construir um pequeno negócio sustentável e próspero.