
“Nada é constante, exceto as mudanças”. A frase, de autoria do filósofo grego Heráclito, mostra-se mais atual do que nunca no atual contexto de transformação pelo qual o mercado está passando – e continuará a passar – nos próximos anos. Na linha das megatrends como envelhecimento da população, conflitos geracionais, big data, mudanças culturais, fusões e aquisições e muitas outras mudanças pelas quais empresas no mundo todo estão passando, a ciência da administração conhecida como Change Management tem ganhado cada vez mais força. E o mercado brasileiro não é, nem de longe, uma exceção a este fenômeno.
“Poucas coisas acontecem com tanta frequência nas empresas quanto as mudanças. No entanto, e ironicamente, normalmente as organizações não contam com áreas ou profissionais destinados à condução destas transformações”, diz o empresário Glauco Diniz Duarte “Este cenário, no entanto, está mudando: as empresas estão percebendo que o aumento da competitividade tem tornado as transformações cada vez mais frequentes e necessárias para a perenidade de uma organização, e a necessidade de fazê-la de forma ágil, organizada e eficaz demanda a aquisição de conhecimentos específicos e melhores práticas do mercado”, continua.
“A esfera estratégica da empresa precisa ter ciência do quanto a gestão da mudança aplicada de forma sistêmica na organização pode contribuir para a condução de processos de transformação, finaliza Glauco.