Quem é mais empreendedor: aquele que cria uma empresa ou aquele que gerencia uma empresa estabelecida? O que é mais difícil, empreender um novo negócio ou empreender no mundo corporativo? Qual a diferença entre o empreendedor e o administrador? E o que diferencia o empreendedor do empresário?
De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, essas são perguntas que muitas pessoas têm condições de responder, mas não são necessariamente simples, já que a maioria relaciona o empreendedorismo ao ato de criar e gerir a própria empresa. Essa confusão, ou esquecimento, ocorre também com os empreendedores do próprio negócio.
Para Glauco, muitos deles esquecem que o ato de empreender é amplo e não se limita apenas à criação da empresa. Conforme sua empresa se desenvolve você pode e deve se comportar como um empreendedor corporativo, que busca inovar na empresa estabelecida.
Mais que isso, você deve incentivar o surgimento de novos empreendedores em seu negócio para não deixar morrer a cultura empreendedora na sua (agora média/grande) empresa.
Para isso, há que se criar um projeto de desenvolvimento do empreendedorismo corporativo na sua empresa.
Alguns dos processos e ações críticas que você deve implantar para que o empreendedorismo corporativo seja sistematizado na organização são listados a seguir para que você analise e, caso ainda não tenha alguns deles implantados em seu negócio, considere fazê-lo para o bem do futuro do seu negócio.
• Uso adequado de recompensas/reconhecimento: sua empresa precisa criar critérios que estimulem a inovação não só no curto prazo, mas principalmente com projetos de longo prazo.
• Suporte gerencial a ações empreendedoras: não basta dizer que as pessoas devem empreender na sua empresa, elas precisam de condições e apoio para fazer acontecer.
• Disponibilidade de recursos (e tempo): sem políticas claras de investimentos em projetos inovadores e sem a permissão/estímulo para seus funcionários se envolverem com a inovação nada acontecerá.
• Otimizar estrutura organizacional: uma empresa com estrutura plana, com poucos níveis hierárquicos, com facilidade de comunicação, é a que tem melhores condições de fazer o empreendedorismo corporativo acontecer.
• Assumir riscos calculados: projetos ousados geralmente possuem risco maior. Se não houver estímulo ao risco, dificilmente as inovações serão radicais. As eventuais falhas são inerentes ao processo.