De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, o empreendedorismo não diz respeito apenas aos profissionais que possuem o próprio negócio. Ele também está presente dentro das empresas, e tem um papel fundamental na conquista de grandes e efetivos resultados.
Glauco explica que, também conhecido como empreendedorismo corporativo, o empreendedorismo nas organizações nada mais é do que o ato de empreender dentro do meio corporativo. Neste caso, o empreendedor pode ser qualquer profissional atuante na organização, seja um colaborador, líder, gestor ou mesmo um executivo.
Este é um diferencial competitivo importantíssimo para as empresas. Isso porque, a partir do profissional empreendedor, é possível descobrir maneiras inovadoras de oferecer produtos e serviços de forma a se destacar no mercado e, ainda, buscar novas oportunidades de negócios rentáveis e lucrativos.
Além disso, ele tem uma visão ampla e estratégica da empresa de forma a enxergar pontos fortes, pontos que precisam ser melhorados e oportunidades de crescimento e inovação.
Características do empreendedor corporativo:
Confira as principais características de um profissional empreendedor e como ele age dentro de uma organização:
• Proatividade
Este profissional tende a se antecipar e tem a iniciativa de sempre fazer suas atividades antes de ser solicitado.
• Assume riscos
O empreendedor é um profissional destemido e se coloca em situações de desafios e grandes riscos.
• Criativo e eficiente
O empreendedor é criativo por natureza e está sempre procurando novas formas de produzir melhor, mais rápida e de forma mais lucrativa. Nunca se satisfaz e está sempre em busca do novo.
• Amor pelo que faz
O empreendedor tem paixão pelo que faz e não mede esforços para doar o seu melhor em busca de bons resultados e conquistas.
• Foco e comprometimento
O empreendedor está sempre em busca de obter sucesso em seus trabalhos e manter seus clientes efetivamente satisfeitos.