Turbo Brasil Turbo Energy Parts Turbo Brasil Turbo Energy Parts
Categorias
Uncategorized

O que é Empreendedorismo

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

Muito se fala de empreendedorismo nos dias atuais, tornar-se empreendedor e abrir seu próprio negócio. Quem não quer? Desenvolveu-se uma visão de que o empresário ganha fortunas financeiras, possui liberdade de horário e trabalha menos do que o empregado. Talvez em alguns casos até seja verdade, mas não é a regra.

Basta conversar com um empreendedor que você rapidamente perceberá que ele trabalha cargas horárias imensas, ainda mais quando o seu negócio está no início.

De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, a verdade é que fazer parte do empreendedorismo é uma tarefa para poucos, é preciso gostar de desafios e ter um perfil adequado, características “especiais”, e antes que você se decepcione, estas características e perfil podem ser criados/moldados através de esforço e controle.

Mas afinal, o que é empreendedorismo? Esta é uma questão comum de ser suscitada. O empreendedorismo é identificar mudanças e criar novas oportunidades, também pode ser visto como desenvolver algo diferente, inovar.

Claro, no contexto atual, o empreendedorismo passou a ser visto de uma forma mais “simples”, tornando-se o ato de empreender em algo, criar, desenvolver, modificar. Veja como se tornar um empreendedor de sucesso.

Glauco diz que para o estudo do empreendedorismo se analisam diversas características como o perfil empreendedor necessário e ambiente propício para o desenvolvimento de atitudes empreendedoras.
Mas e o que é empreender? O ato de empreender exige ação e prontidão diante de várias situações e ambientes em que se desenvolverão as atividades empreendidas, por isso a tarefa é cada vez mais complexa e exige um estudo sobre o que torna um indivíduo empreendedorismo em maior ou menor grau de atuação e estudo sobre o talento de empreender e habilidades desenvolvidas.

Perfil do Empreendedorismo
Segundo Glauco, a atitude de empreender é estudada por especialistas há diversos anos e esse estudo busca identificar o que torna um indivíduo empreendedor e qual o perfil para o empreendedorismo.

Os estudos propostos por diversas instituições buscam descobrir o que torna os indivíduos empreendedores e se existe um ambiente propício ao empreendedorismo.

Diante de todos esses estudos, pesquisadores concluíram que indivíduos empreendedores costumam ter características em comum e estas características estão de acordo com o perfil psicológico dos empreendedores.
1. Perfil Psicológico do Empreendedor
As características psicológicas para o empreendedorismo apontam que a maior parte dos indivíduos empreendedores possui capacidade de se inspirar com uma ideia ou tendência, julgamento e crítica, sem contar uma brilhante capacidade de introversão, o que acaba fazendo com que o indivíduo desenvolva um forte poder intuitivo.

Esta capacidade intuitiva permite que ele consiga atingir um nível maior de análise, encontrando pontos e oportunidades que poucas pessoas conseguem observar. Não são raras as vezes que se encontra um empreendedor quase em estado de autismo, com seus pensamentos, analisando um fato/ideia a fundo.

Perceba que o perfil psicológico traz pontos que podem ser desenvolvidos por uma pessoa que não os tenha, como é o caso de se inspirar em uma tendência, ter capacidade crítica, poder de julgamento e até mesmo fazer análises profundas de forma introspectiva, mas claro, exigirá treinamento e dedicação.

2. Características Dos Empreendedores
O perfil psicológico dos empreendedores é apenas uma menção ao complexo da personalidade de empreendedor, restando avaliar quais as características da personalidade da pessoa que têm maior tendência em empreender.

Uma característica bem relevante e que faz com que o indivíduo desenvolva a capacidade de empreendedorismo é o fato de ter o desejo de buscar novas soluções para antigos ou novos problemas. O fato de fazer com que o indivíduo aja e busque soluções para o bem comum é uma das características que mais move um indivíduo em direção a uma atitude empreendedora e faz com que ele crie ou desenvolva alguma solução capaz de melhorar a vida das pessoas e no caso corporativo, o empreendedor é capaz de fazer a empresa funcionar de forma mais ágil.

Embora não seja uma regra, bem como a obtenção de todas as características não seja obrigatória, a maior parte dos empreendedores bem sucedidos costumam acumular algumas características em comum. Mas afinal, quais são as características principais do empreendedor?

Podemos iniciar pela autoconfiança. Ela é de suma importância já que será preciso tomar decisões sozinho, o que exige confiar em si mesmo. Também, muitas vezes terão consequências ruins, o que acaba por fazer com que empresários comecem a duvidar de si mesmo e prejudiquem a própria empresa.

Capacidade de analisar e saber lidar com mudanças são fundamentais em um empreendedor, já que é preciso verificar cada situação que acontece, encontrar soluções e moldar a si mesmo e a empresa de uma forma geral.

Outras características que podem ser elencadas é o desejo de procurar melhorias, automotivação, busca de soluções e outras características que são positivas e próprias dos empreendedores.

O Empreendedorismo se Aprende?
Para Glauco esta é uma questão comum de ser levantada, e não é para menos, já que se você não pode aprender a ser empreendedor, por que perder seu tempo? Concorda? A boa notícia é que você pode aprender sim e fazer parte do empreendedorismo brasileiro.

As características do empreendedor podem ser desenvolvidas, contudo, será preciso “fiscalizar-se” no início, já que é comum sentir a vontade de agir por impulso.

Também, diversos são os casos de pessoas que, após abrirem o seu primeiro negócio, através da prática no dia a dia, começam a desenvolver as características de quem se dá bem no empreendedorismo.
Já o perfil psicológico para o empreendedorismo é mais difícil de desenvolver, costuma ser mais natural da pessoa, contudo, se você prestar atenção, perceberá que o que o perfil psicológico faz é trabalhar as características do empreendedor de forma natural, sem precisar desenvolvê-las, além disso, não é uma regra exata de que ter as características comuns em empreendedores de sucesso irá leva-lo ao sucesso também, até mesmo porque existem casos de pessoas que não possuem as características e são muito bem sucedidas como empresárias.

Empreendedorismo Corporativo
Da mesma forma que um indivíduo possui características próprias que o torna empreendedor, as empresas também possuem características que a tornam empreendedoras.

Antes de descobrirmos quais as características de uma empresa empreendedora, discutiremos o que torna a empresa empreendedora.

Características da empresa empreendedora
O empreendedorismo corporativo tem início no cerne da cultura organizacional, pois depende do ambiente corporativo propício para se empreender. Para isso, é necessário criar um ambiente que seja criativo, que dê autonomia e incentive a iniciativa dos colaboradores em criar, desenvolver e buscar soluções.

A empresa empreendedora é aquela que busca soluções, incentiva o aprendizado constante, aprende com as novas e melhores práticas existentes no mercado.
Além de a empresa empreendedora ser uma empresa voltada para o desenvolvimento constante de novas soluções, é também o local ideal para que o envolvimento faça com que a empresa encontre soluções e novas oportunidades.

Processo de empreendedorismo nas empresas
A empresa empreendedora é aquela em que há diálogo, discussões, comunicação e sugestões.
Por isso, com certeza, as empresas orgânicas e com modelo de gestão mais flexível são mais criativas e, como consequência, são corporações mais empreendedoras.

Desta forma, o processo de empreendedorismo nas empresas requer comunicação, clima organizacional propício e a preocupação da alta administração em realizar uma gestão mais democrática e com possibilidade de crescimento para todos os colaboradores.

Está em busca de começar seu próprio negócio e não consegue encontrar algo lucrativo? Isso é bem comum, por isso criamos um texto sobre negócios lucrativos para você.

Técnicas de empreendedorismo corporativo
Existem vários fatores que fazem com que uma empresa seja empreendedora, entre elas estão:
Possuir uma equipe envolvida, equipe multidisciplinar com visões e pontos de vista diferente, comprometida com o sucesso da empresa. Também, é importante que se tenha uma boa gestão de equipes, conseguindo motivá-las corretamente.

Além disso, destaca Glauco, certas ferramentas de qualidade ou técnicas de gestão quando aplicadas ao ambiente da empresa fazem com que a corporação adquira uma cultura mais empreendedora. Entre essas técnicas está a técnica brainstorming ou tempestade de ideias. A técnica consiste em encontrar um fato ou problema a ser trabalhado, gerar ideias e formular possíveis soluções ou planos a serem empreendidos.

O brainstorming é uma técnica muito utilizada para lançamento de novos produtos, solução de problemas, criação de campanhas, expansão de negócios e outros.

Para fazer a brainstorming você deve reunir as pessoas que fazem parte da sua equipe de gestão, ou quem você acredita que possa contribuir. Feito isso, explane o que está acontecendo e peça todas as opiniões, todo mundo pode falar o que pensa, mesmo que seja “bobagem” em um primeiro momento. Anote tudo!

Depois você irá analisar. Você ficará surpreso com a quantidade de ideias que pareciam impossíveis e que realmente funcionarão para os seus problemas.

A simulação de estratégias e o treinamento com cases são ferramentas capazes de desenvolver a formação de uma cultura empreendedora na empresa, por isso, tente colocar em prática.

SEO MUNIZ

Link112 SEO MUNIZ
Link112 Turbo Brasil Turbo Energy Parts