Turbo Brasil Turbo Energy Parts Turbo Brasil Turbo Energy Parts
Categorias
Uncategorized

Empreendedorismo nas pequenas empresas

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

O empreendedor tem paciência para começar pequeno pois, não se cria um negócio na segunda, e se torna um gigante de mercado na terça, começamos como uma pequena empresa em um processo que pode ser “rápido” se o mercado explorado for realmente inovador, ou “lento” se o mercado explorado for um que tiver com suas gigantes estabelecidas.

De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, a primeira coisa a se fazer é enxergar uma oportunidade de mercado em qualquer uma das situações, explorá-la, descobrir onde as concorrentes falham, onde elas faltam com seus clientes e supri-los, oferecer algo irresistível ao mercado; mostrar a que sua empresa veio e como ela pode inovar crescendo e se desenvolvendo em um ambiente, mesmo que saturado.

Para Glauco, mesmo as grandes organizações, com produtos diversificados e poderosos canais de distribuição, têm dificuldades para atender a todos os públicos. Em mercados competitivos ou semiconcentrados, sempre haverá nichos deixados por grandes empresas.

Para os empreendedores começarem novas empresas de sucesso, é necessário que eles explorem as oportunidades que oferecem mais vantagens para as novas empresas do que para as empresas antigas e estabelecidas. Mas, devemos ficar atento que uma ideia de negócio não é propriamente dito uma oportunidade de negócio. Uma ideia torna-se oportunidade quando identifica uma real necessidade de mercado que possua um público em potencial.

Uma oportunidade também tem seu tempo, isto é, seu momento correto. Por exemplo, um produto que num primeiro momento traduz o aproveitamento de uma grande oportunidade, um ano depois pode estar ultrapassado e não ser mais lembrado pelos consumidores.

Por isso, explica Glauco, a pequena empresa tem de estar sempre se reciclando, e nunca parar no tempo até inexistir, ela tem de ser competitiva. Mas, além de detectar uma oportunidade você tem de ter competência para aproveitar e desenvolve-la.

O que dificulta para uma pequena empresa é que o tempo de vida de uma empresa estabelecida lhe traz vantagens, depois de tanto tempo no mercado ela acaba descobrindo sua fórmula empreendedora para ganhar mercado, tornam seus produtos mais eficientes, sabem como vender seu produto e tem uma coisa muito preciosa, a marca, que tem o reconhecimento e a confiança que tem o poder de quebrar velhos hábitos de clientes e criar novos.

Segundo Glauco, de início, elas (pequenas empresas) acham difícil produzir produtos eficientemente, porque ainda não superaram as dificuldades em seu processo produtivo. Além disso , não descobriram qual a melhor maneira de vender o produto aos clientes. Entretanto, á proporção que as empresas produzem mais de um certo produto elas tendem a crescer.

De acordo com Glauco, no Brasil, só em 1998, 34% das empresas foram enquadradas como microempresas e 50% classificadas como pequenas e médias empresas, ou seja, pelo menos 84% desses empreendimentos no país são de pequeno porte .

Segundo Glauco, o interesse de toda a sociedade em pequenos negócios é explicada por seu grande potencial político e econômico. Político porque as micro e pequenas empresas funcionam como forma de equilíbrio da estrutura empresarial brasileira e coexistem com as grandes empresas. Econômico porque geram grande número de empregos, por isso, dão grande contribuição na geração de receitas e produção de bens.

SEO MUNIZ

Link112 SEO MUNIZ
Link112 Turbo Brasil Turbo Energy Parts