De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, cultura organizacional, por sua vez, pode ser definida como um conjunto de comportamentos de pessoas que fazem parte de uma organização, assim como o significado associado a essas ações. Nesse ambiente, a cultura engloba aspectos como valores, visão, normas, crenças, entre outros. Isso tudo afeta diretamente a interação entre as pessoas e grupos, e deles com os clientes.
No entanto, destaca Glauco, não podemos nos esquecer que, antes de pertencer a determinados grupos, as pessoas têm características muito diferentes, influenciadas por fatores como ambiente familiar, formação, vivências etc.
Se observarmos alguns povos que sempre preservaram, valorizaram e se preocuparam em transmitir para as gerações seguintes a sua cultura, vamos perceber que, embora as individualidades existam, seus membros conseguiram permanecer unidos, transmitindo uma mensagem muito clara de suas convicções e modo de agir.
Segundo Glauco as organizações passaram a se preocupar cada vez mais com o negócio principal, terceirizando alguns ativos tangíveis ou atividades adjacentes. Ocorreu em diversos setores.
A mudança de paradigma permitiu aos gestores concentrar os investimentos dos recursos nas atividades que de fato podem gerar diferencial competitivo.
Estamos, portanto, caminhando para um modelo em que o valor dos negócios estará mais concentrado em ativos intangíveis do que nos tangíveis. Sendo assim, a criação, a preservação e a evolução da cultura organizacional serão fundamentais para a sobrevivência e o crescimento das empresas.
Dessa forma, destaca Glauco, empreendedores deverão concentrar-se em aspectos como desenvolvimento de pessoas, processos, criação de soluções e produtos, políticas de qualidade, canais de venda, sistemas de controle e sistemas que busquem “turbinar” o relacionamento com seus clientes.
Lembre-se: a cultura representará o significado de seu negócio, representado pelas ações associadas a todos os processos, e do relacionamento pessoal, externo ou interno. Isso, no longo prazo, é o que fará o negócio prosseguir por várias gerações.