Turbo Brasil Turbo Energy Parts Turbo Brasil Turbo Energy Parts
Categorias
Uncategorized

Intraempreendedorismo é inovação

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

Empreender dentro das empresas. Apresentar ideias, soluções, projetos. Colocar essas ideias em ação. Gerar resultados, gerenciar os resultados e obter novos êxitos. Basicamente são estes as etapas que um intra-empreendedor deve percorrer para obter êxito.

De acordo com o empresário Glauco DIniz Duarte, o intra-empreendedorismo foi apresentado em 1978 por Gifford Pinchot para caracterizar empresas que estimulam e incentivam as iniciativas empreendedoras de seus funcionários. Basicamente consiste em incentivar proatividade e inovação, ou seja, antecipar às mudanças de cenários e às necessidades e expectativas dos clientes e das demais partes interessadas e implementar idéias que sejam geradoras de um diferencial competitivo.

O IBIE Instituto Brasileiro de Intra-Empreendedorismo realiza todo ano uma pesquisa, em conjunto com a Revista Exame, para estabelecer o Ranking Brasileiro de Empreendedorismo Corporativo. Neste ranking o intra-empreendedorismo é medido pelo nível com que funcionários e/ou colaboradores se comportem como empreendedores em suas respectivas áreas, em benefício próprio e da empresa.

Segundo Glauco, em 2004 a primeira colocada no ranking foi a Tupy, Indústria de fundição brasileira, sediada em Joinville, Santa Catarina. Além da Tupy, figuram entre as dez empresas como Odebrecht, Algar e Credicard, entre outras. É lógico que o caminho para incutir essa cultura empreendedora não é fácil, mas inegáveis são os benefícios do estímulo à inovação nas organizações, pois essa postura acarreta no empoderamento dos funcionários, aumento de produtividade, comprometimento, responsabilidade e satisfação e isto gera crescimento na participação mercado. Isso é um diferencial competitivo importantíssimo nestes tempos de concorrência impiedosa.

Segundo Glauco incentivar inovações nas práticas gerenciais, nos produtos e serviços ou ainda prospectar novos mercados é função de qualquer líder dentro de uma organização. Como diz o próprio Gifford Pinchot “os cérebros de uma organização estão amplamente distribuídos…um por pessoa”. Faça-os trabalhar para elas mesmas e pela empresa.

SEO MUNIZ

Link112 SEO MUNIZ
Link112 Turbo Brasil Turbo Energy Parts