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Empreendedorismo Social: criação de valor para a sociedade!

Glauco Diniz Duarte

O empresário Glauco Diniz Duarte diz que, para muitos, o Empreendedorismo Social resulta da fusão entre os mecanismos de mercado e os processos inclusivos do sector social como se existissem princípios e lógicas de intervenção puramente distintivas. Todavia, as barreiras existentes entre os vários sectores (público, privado e social) são tênues. Existem organizações do sector social que são amplamente financiadas pelo sector público e/ou têm objetivos de redistribuição, outras que desenvolvem atividades lucrativas utilizando os mecanismos de mercado e os respectivos princípios de gestão. Por sua vez, as empresas fazem donativos substanciais ao sector social e existem, inclusivamente, áreas de atividade onde empresas e organizações sociais concorrem entre si.

Paralelamente, destaca Glauco, existem empreendedores que, utilizando mecanismos de mercado, estão profundamente comprometidos com os produtos e/ou serviços que produzem e/ou oferecem e que, por essa via, contribuem para a resolução de problemas sociais e para a transformação da Sociedade e outros que, criando modelos de negócio alternativos, assumem o mesmo desígnio. Pode-se, desta forma, concluir que a natureza jurídica de uma organização ou a formalização de uma iniciativa, por si só, não define a natureza do Empreendedor. Apesar de existirem diferenças significativas entre os vários tipos de formatos organizacionais, nenhum deles é invariavelmente superior aos restantes e o Empreendedorismo Social não é confinável a nenhum destes sectores e pode não resultar apenas em iniciativas híbridas que combinem elementos do Empreendedorismo Comercial e do Sector Social.

Afinal o que é o Empreendedorismo Social? Glauco explica que o Empreendedorismo Social está relacionado com a motivação do Empreendedor Social que inspira a sua ação, e não com a natureza jurídica ou o formato associado à iniciativa que desenvolve. Um Empreendedor Social é assim motivado pela criação de valor para a sociedade e não pela captura de valor para si próprio. Por outras palavras, um Empreendedor Social é motivado pelo potencial de impacto social e de transformação da sociedade e não pelo potencial de geração de lucro decorrente da atividade da sua iniciativa. Um Empreendedor Social pode e deve ter lucro na justa medida em que este tipo de apropriação permita a sustentabilidade da sua iniciativa com vista à resolução do problema que identificou e para o qual canaliza toda a sua energia, disciplina e paixão.

O Empreendedorismo Social é, assim, o processo de criação de soluções inovadoras e geradoras de valor para problemas da sociedade – importantes e negligenciados – que se tornam uma inovação social quando o seu impacto é comprovadamente maior do que as soluções já existentes e implementadas.

A Economia de Impacto e o Empreendedorismo Social
O Empreendedorismo Social está no centro da Economia de Impacto, afirma Glauco. A Economia de Impacto é uma nova ordem econômica onde a criação de valor para a sociedade passa assumir um papel fundamental enquanto foco das várias organizações que compõem este espaço. Assim, independentemente do setor de atividade da natureza jurídica da organização, o que verdadeiramente interessa neste novo espaço é o foco da organização e o impacto positivo liquido que produz para a sociedade. Este foco comum, que torna irrelevante a natureza jurídica e esboroa as barreiras artificiais que existem entre organizações, altera as respectivas práticas de gestão (obrigando, por exemplo, a um maior trabalho em rede e à convergência na atuação para potenciar o valor criado para a sociedade), de governance (tornando-as mais transparentes e em sistemas verdadeiramente abertos) e de negócio (promovendo a inovação nos processos, nos produtos e serviços e na própria forma de mobilização de recursos acessíveis, abundantes, livres e subutilizados na sociedade). Finalmente, e nesta perspectiva, a natureza jurídica trata-se de um meio para atingir um fim e depende do modelo de negócio adotado e não do foco da iniciativa.

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