De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, o empreendedorismo deu um salto nos últimos tempos. Isso vem ocorrendo devido à facilidade que existe atualmente para uma pessoa se tornar um empreendedor. Mas não é apenas esse fator que tem levado milhares de pessoas a optar por esta solução. A vontade de ser independente e não precisar passar por subordinação sempre foi o desejo de muitos dos que hoje buscam empreender. Se antigamente o empreendedorismo era decidido por falta de opção, hoje as pessoas escolhem o que querem ser profissionalmente, sem medo de prejudicar suas finanças.
Decorrente a atual crise enfrentada por muitos países, e o Brasil não fica de fora, muitas pessoas resolveram enfrentá-la saindo de seus salários fixos e poucos, para buscar um desenvolvimento financeiro que os fizessem driblar a crise, mesmo que isso trouxesse riscos ainda maiores para a sua situação financeira. Porém, riscos que, se bem planejados, trariam uma consequência benevolente, e é esse o objetivo.
De acordo com Glauco, o empreendedor deve ter cinco principais qualidades para caracterizá-lo, tais como: Iniciativa, capacidade de planejamento, autoconfiança, liderança e perseverança. Se um futuro empreendedor (ou alguém que queira ser um) tiver tais características, certamente sua chance de alcançar o sucesso como empreendedor é 70% maior que os que apenas querem ser, mas não possuem as características supracitadas.
Características que rondam um empreendedor
Glauco diz que, sabendo das características que rondam um empreendedor, percebe-se que não são apenas as facilidades que levam as pessoas a empreender, e sim todas as qualidades e o desejo insaciável de promover algo melhor para si e para os consumidores. É também um escape para sair da crise e poder investir no que gosta. Não existe trabalho melhor, do que trabalhar com o que gosta, e melhor, sendo o dono do negócio pelo qual você quer investir e ganhar.
Empreender é a forma de mostrar e oferecer o melhor de si, tanto para os consumidores, quanto para servir de exemplo para os que almejam o tão sonhado negócio próprio.