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7 erros que jovens empreendedores devem deixar de cometer em 2017

Glauco Diniz Duarte

Quer começar a empreender em 2017, mas está com medo de tudo ir por água abaixo? O empresário Glauco Diniz Duarte diz que antes de botar sua ideia em prática, procure conhecer os erros mais comuns que os empreendedores principiantes cometem.

Como descobrir? Fique tranquilo! Para você se sentir mais preparado, Glauco lista abaixo os sete erros mais comuns cometidos por jovens empreendedores que você deve evitar na hora de abrir seu próprio negócio.
Confira:

NÃO PESQUISAR NO INÍCIO
Antes de começar qualquer negócio, pesquise o mercado no qual você está investindo. Converse com empresários que estejam em situação parecida, ouça histórias, frustrações, triunfos e até mesmo ideias de colegas. Absorva o máximo de conteúdo para aplicá-lo posteriormente em seu empreendimento.
Histórias de sucesso são boas e motivam, mas não busque apenas finais felizes, e sim a realidade que um empreendedor jovem vive: todas as dificuldades e obstáculos que podem aparecer no meio do caminho.

ECONOMIZAR AO INVESTIR NA MARCA
Muitos empreendedores não compreendem o quão importante é investir no desenvolvimento de sua marca, mas consumidores só confiarão nos seus serviços se tiverem empatia com o modo como você faz negócios e vende seus produtos.
Invista sim no melhor designer, no melhor fotógrafo e no melhor social media. Quem pensa em economizar muito no começo do empreendimento, acaba ficando para trás. Tenha em mente que terá custos adicionais com esses serviços na hora de organizar um orçamento.

IGNORAR O NETWORKING
Nenhum empreendedor faz com que sua empresa cresça apenas com seus próprios esforços. É preciso interagir e absorver o que o mercado oferece de melhor.
Por isso, é importante não ignorar o networking: essa rede de contatos suporta o compartilhamento de serviços e informação entre pessoas que possuem interesses em comum.
Ou seja, se você quer empreender, é necessário começar a encontrar potenciais colaboradores e influenciadores para participar de conversas, fazer perguntas, encontrar soluções e estabelecer conexões que podem auxiliar no futuro do seu negócio com a partilha de informações e serviços.

DESCONSIDERAR OS ESTUDOS
Quem quer empreender, não pode nem pensar em deixar de estudar e se atualizar sobre o mercado no qual está inserido. Tendências mudam constantemente hoje em dia, por isso, quem quer a comodidade de receber tudo explicado sem ir atrás, não vai para frente.
Não seja impaciente com seu desenvolvimento pessoal, ele afeta diretamente o progresso do seu negócio. Leia diariamente, pesquise mais, participe de eventos, inscreva-se em cursos e fique por dentro dos principais livros sobre empreendedorismo e o momento pelo qual sua empresa está passando.

SUBESTIMAR O PODER DO MARKETING
Todo empreendedor precisa de um ótimo marketing para seu empreendimento. Seja para conquistar novos clientes ou fidelizar os antigos, ações estratégicas de marketing voltadas para seus consumidores são essenciais para que seu negócio decole.
Uma ação de e-mail marketing, por exemplo. Gastando pouco, você pode oferecer benefícios para fidelizar clientes por meio da plataforma. Seja simples em suas comunicações e entregue o que eles querem encontrar.

NÃO SE AUTOPROMOVER
As pessoas precisam saber quem o dono do estabelecimento é e o que ele oferece. Por isso, a autopromoção é um mal necessário. Mas não se trata de falar apenas sobre si mesmo, e sim enaltecer seu modelo de negócio, seus produtos, serviços oferecidos, promoções exclusivas, relacionamento com o cliente e tudo o que seu empreendimento sabe fazer de melhor.

MENOSPREZAR A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
Quanto mais você aprende a entender, gerenciar e controlar suas emoções, mais você consegue compreender as pessoas que te cercam. Para investir no time que vai compor seu empreendimento, é necessário parar de menosprezar o poder da inteligência emocional.
Uma pessoa emocionalmente inteligente é aquela que consegue identificar facilmente emoções, sendo capaz de encontrar candidatos perfeitos para equipes do seu negócio e tendo facilidade no desenvolvimento de relacionamentos com influenciadores, colaboradores e empresários bem-sucedidos do mercado.

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