Glauco Duarte Diniz – Imóvel é um bom investimento
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, uma das medidas mais drásticas tomadas pelo Governo foi realizar um corte na taxa Selic, sendo que a projeção de seu percentual para 2021 com base na inflação será de 2,99%.
No decorrer deste post você irá compreender melhor os motivos que fazem de 2021 uma boa época para comprar um imóvel.
Quer entender melhor sobre esse assunto, obtendo todas as informações que necessita? Então continue a leitura!
Realizar o sonho da casa própria
Ter a casa própria é um dos maiores sonhos de uma boa parcela da população brasileira.
E com a crescente ampliação no número de novos empreendimentos, tanto em relação àqueles compactos quanto aos bem amplos, a procura por uma propriedade tende a aumentar também.
Diversas pessoas enxergam nestes locais verdadeiras oportunidades, seja para instalar seu Home Office, para criar uma área própria de lazer, mini academia, espaço zen, etc., ou simplesmente para alugar e obter renda extra.
Isso fez, por consequência, que inúmeros questionamentos relacionados com a segurança que terão ao assumir uma dívida longa nesse momento, fossem feitos.
Leia os próximos tópicos e veja que muitas dúvidas poderão ser respondidas.
Entenda de vez a taxa Selic
Bem, para que você consiga compreender por que comprar um imóvel em 2021 é bom negócio, primeiro é preciso saber com certeza o que é a taxa Selic.
Ela é a principal responsável por regular todas as demais tarifas cobradas no Brasil, ou seja, quaisquer aumentos que a Selic tenha serão repassados às outras modalidades.
Com ela em baixa, é possível ter opções mais interessantes para investimentos imobiliários no país, afinal, os créditos passam a ter juros em níveis menores.
Vantagens de ter a Selic em baixa
Bem, a principal vantagem de se ter uma taxa Selic em baixa, é que mais dinheiro é aplicado na economia, fazendo com que ele fique por mais tempo sob domínio dos consumidores, aquecendo os mais variados ramos de mercado.
Além disso, novos produtos, serviços e postos de trabalho surgem, afinal, é possível expandir negócios pertencentes às mais diversas áreas.
Isso porque juros bem mais baixos são oferecidos às empresas que procuram por quantidades altas de dinheiro a fim de realizar seus investimentos na sociedade.
A desvantagem de se ter uma taxa Selic em baixa
Mas como nem tudo são flores, o fato desta taxa estar em baixa também gera algumas desvantagens, como:
a entrada normal de verba na economia, que desequilibra os orçamentos, fazendo com que problemas financeiros comecem a surgir;
caso a verba aplicada não traga resultados ou ganhos significativos para o país, poderá acontecer o acúmulo de dívidas e a redução dos postos de trabalho;
falta de emprego gera desperdício de dinheiro público, sendo que neste caso, milhões podem ser jogados fora;
dinheiro aplicado em caderneta de poupança é desvalorizado, passando a gerar um poder de compra reduzido.
2020 também proporcionou vantagens para o setor – entenda o motivo
Antes de mostrar os motivos que farão do ano de 2021 um bom momento para o investimento em imóveis, é importante conhecer um breve histórico sobre o assunto.
Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias constatou que houve um aumento de 26,7% sobre a venda de apartamentos no primeiro trimestre de 2020 em relação ao mesmo período do ano anterior.
E isso ocorreu justamente pelo fato de haver baixa na taxa Selic, como já mencionado, ficando a 2% em 2020 e 6,5% em 2019.
Portanto, uma queda histórica na taxa que rege todas as tarifas praticadas no país, possibilita que o mercado de imóveis fique em evidência e que, consequentemente, tenha um aumento no volume de procura.
Apesar de a taxa Selic em baixa apresentar algumas desvantagens, comprar um imóvel em 2021 é bom negócio, por diversos pontos.
E um dos maiores deles é o fato de que esta maneira é mais indicada para quem deseja ampliar seus lucros pessoais.
Além disso, devido ao aparecimento e permanência da crise, muitos profissionais, freelancers ou em regime de contratação passaram a atuar em Home Office.
E esse foi um dos motivos que levou muita gente a procurar casas ou apartamentos mais amplos, de modo a projetar um escritório confortável e com toda a infraestrutura necessária o trabalho.
Agora para aqueles que se perguntam se não haverá alta na taxa Selic, prejudicando quem deseja realizar este tipo de investimento, saiba que a projeção de diversos economistas é que ela se mantenha ainda abaixo do que foi praticado em 2019, por exemplo.
A estimativa feita é que o percentual não ultrapasse o valor de 3% até o final de 2021, permitindo que os investidores imobiliários tenham maior tranquilidade para colocar em prática suas transações.
Uma pesquisa feita também pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção afirma que o setor poderá ter o maior volume de crescimento em relação aos últimos oito anos.
E isso irá permitir que o PIB do setor também cresça aproximadamente 4%, uma boa melhora em relação ao ano de 2020, o qual teve uma queda de 2,8%.
Com isso, é importante ter ciência que sempre que surgem tendências positivas em relação ao mercado ou oportunidades crescentes para o investimento em negócios, significa que o momento é propício para aplicar suas finanças.
Isso poderá tanto elevar sua condição de vida, a partir da aquisição de um imóvel de seus sonhos ou então conseguir outras vantagens quanto às negociações que fizer no futuro.
No decorrer deste post você pôde descobrir inúmeras informações que permitem compreender se comprar um imóvel em 2021 é um bom negócio.
Assim, depois de conhecer todos estes números, vantagens e desvantagens, é possível entender que o mercado poderá gerar uma série de benefícios.
Portanto, deixe suas dúvidas de lado e tenha ciência de que adquirir uma casa ou apartamento poderá sim significar um bom negócio em 2021, pelas mais variadas razões.