Segundo o empresário Glauco Diniz Duarte, durante a criação de uma empresa seus fundadores possuem crenças e valores que sustentam a visão de como o negócio deve funcionar – delineiam-se as normas, comportamentos e regras que são adotadas pela organização, determinando assim como seus colaboradores devem agir.
Todas as mudanças organizacionais exigem um olhar crítico sobre o cenário de atuação da empresa para que seus gestores construam uma estratégia de sucesso. Para que isso aconteça, afirma Glauco, é preciso uma liderança atenta à cultura da organização, identificando se as bases originais dessa cultura não necessitam de alterações de modo a adaptar a organização às oscilações e transformações do mercado em que atua. Sem essa análise, é comum permanecer entre as lideranças o receio de que seus subordinados resistam às propostas de mudanças e a tomada das medidas necessárias é, por vezes, adiada.
De acordo com Glauco, é papel dos líderes enxergar onde e porque as mudanças são necessárias. Estabelecidos os objetivos, o caráter das mudanças e a forma de sua implementação, o conjunto dos colaboradores deve receber a comunicação das ações com clareza, objetividade e transparência – de modo a estes colaboradores enxergarem seu papel nas mudanças em curso.
É preciso buscar e concretizar a inovação. Inovação e Gestão de Mudanças Organizacionais (GMO) caminham juntas, conclui Glauco.