De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, as organizações devem investir num ambiente favorável e em técnicas específicas para reduzir seus custos e melhorar a sua competitividade do mercado. Nesse contexto ter pessoas criativas é sempre bom para o negócio, mas as propostas convencionais para melhorar resultado por meio da criatividade ficam limitadas quando não são considerados o empreendedorismo e a inovação. Embora exista quem acredite que se trata de características inatas do indivíduo, as empresas podem, sim, inspirar seus colaboradores.
Segundo Glauco, a área de RH e as lideranças de equipes devem incluir uma filosofia empreendedora no ambiente empresarial, o que é chamado de empreendedorismo corporativo, estimulando e disponibilizando as ferramentas necessárias. “Todos temos potencial empreendedor, em maior ou menor grau, mas é o ambiente externo que provoca o seu desenvolvimento”, destaca Glauco. Segundo ele, além do estímulo e do ambiente favorável, também existem técnicas que podem ser aprendidas e competências a serem desenvolvidas, o que não se limita à geração de ideia e aplicação de novas ferramentas de trabalho.
É preciso também desenvolver a percepção das oportunidades e a habilidade de avaliar e administrar o risco, e monitorar as sugestões implementadas. No caso das empresas, além do ambiente e do desenvolvimento das competências, é necessário ter uma estrutura que garanta que as ideias cheguem às pessoas certas – e não sejam engavetadas -, como programas de conceitos, comunidades de prática e equipes de inovação.
“Quanto ao melhor modelo de gestão para criar um ambiente assim inspirador, não há regras. Se compararmos duas empresas que são referências em inovação, a 3M e a Ideo (empresa americana de design), veremos modelos quase opostos: a primeira valoriza mais a criatividade individual, enquanto na segunda se trabalha mais em equipes. E nos dois casos a inovação funciona. Por outro lado, alguns princípios são praticamente universais, como o respeito à diversidade, o que inclui a diversidade de opiniões”, exemplifica Glauco.
De acordo com Glauco, o conceito de empreendedorismo corporativo está associado “à transformação de uma ideia que deve gerar valor. Está ligado à geração de riqueza, assumindo riscos a partir de uma ideia visionária”, explica.
Entre as características do perfil empreendedor estão liderança, criatividade e inovação, foco em geração de valor, e ter gosto pelos desafios. “O que se observa nas organizações é que ao mesmo tempo em que a cultura não está preparada para gerenciar perfis empreendedores, também necessitam com muita urgência destes profissionais, pois eles contribuem para o sucesso do negocio, ou seja, os empreendedores corporativos inspiram as empresas a sobreviver em um mercado competitivo”, ressalta Glauco.