Com o empreendedorismo em alta, muitos jovens começam a mexer os pauzinhos para tentar abrir seu próprio negócio. Mas empreender nem sempre é fácil ou significa o melhor caminho para colocar em prática um perfil visionário. Existe uma alternativa, ainda nova no Brasil, chamada empreendedorismo corporativo, na qual um colaborador tem o poder de empreender mesmo dentro de uma empresa que não é sua.
Isso só é possível porque as empresas perceberam a importância e o poder da mudança sobre o mercado. O perfil inovador está em alta no mercado, mas poucos profissionais qualificados estão prontos para assumir essa posição nas corporações. Pessoas criativas, com capacidade de criar produtos novos que atendam as necessidades de mercado, estão valendo ouro no mercado hoje em dia; é o que afirma o empresário Glauco Diniz Duarte.
Glauco explica que a dificuldade nessa empreitada é conseguir essa abertura com superiores e donos da empresa. A maneira de galgar esse espaço é subir na hierarquia da empresa, até ter o seu próprio departamento para gerenciar. A partir daí, como líder de uma área, é possível começar a desenvolver a criatividade em seu departamento.
Uma boa dica, destaca Glauco, é marcar reuniões para ouvir novas ideias e fazer brainstorm, sempre anotando as melhores sugestões. Registrar o que foi dito pelos funcionários também é uma boa opção. Enfim, ter um canal de comunicação aberto entre os funcionários da empresa é fundamental no caminho para o empreendedorismo corporativo bem sucedido.