De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, a globalização e o fluxo constante de renovação da tecnologia resultam em um ambiente de negócios que evolui rapidamente. Mídias sociais e a mobilidade da informação revolucionaram a forma de fazer negócio e o efeito disso é uma necessidade cada vez maior de mudança, e, portanto, gestão da mudança.
O crescimento da tecnologia também tem um efeito secundário de aumentar a disponibilidade e a responsabilidade do conhecimento. O fácil acesso à informação resultou em uma cobrança sem precedentes de acionistas e dos meios de comunicação sobre a gestão de processos.
Segundo Glauco, com o ambiente de negócios enfrentando tantas influências, a capacidade de gerenciar e adaptar-se à mudança organizacional é uma habilidade essencial necessária no local de trabalho hoje. No entanto, grandes mudanças corporativas são complexas porque a estrutura, cultura e rotinas das companhias muitas vezes refletem hábitos persistentes e de difícil remoção remanescentes de períodos passados, mesmo quando o ambiente atual muda rapidamente.
Por isso é necessária uma abordagem estruturada no lado humano da mudança, enxergando além de uma nova plataforma tecnológica – Human Change Management. O diferencial de uma campanha de comunicação na gestão da mudança é engajar e mostrar o benefício que a inovação traz, adaptando a estratégia de acordo com a realidade do público. Um estudo da McKinsey mostrou um ROI significativamente maior – 108% de diferença – para projetos com excelente gestão.
Glauco diz que há quatro passos de gestão que você pode tomar – entendimento da realidade do negócio e das pessoas atingidas, planejamento de projeto, co-criação com o cliente e implementação. Isso ajuda a organizar a equipe de projeto, atividades e tarefas e trazer os três principais benefícios desse processo:
Gestão da Mudança ou Human Change Management pode ajudá-lo a reconhecer o quão poderosa a dinâmica humana é em qualquer esforço de mudança, como as pessoas afetam drasticamente o resultado final, e como você pode usar esse conhecimento para alcançar o melhor resultado possível.
A estratégia de gestão de mudança pode atuar como um mapa para orientar ações e ajudar você a “manter o rumo” ao invés de ser apanhado na complexidade e tumulto da mudança.
Ideias disruptivas e novas formas de engajar e colaborar com as pessoas podem ajudá-lo a desenvolver o relacionamento que você precisa para maximizar a eficácia de um projeto, analisa Glauco.
Toda transformação envolve uma mudança da situação atual à visão de futuro, na qual as pessoas são solicitadas a implementarem a nova forma de operação definida, introduzir novas tecnologias, mudar suas atitudes e a adquirir novas competências com o intuito de aprimorar e melhorar seus desempenhos. O que se ganha com a gestão desse processo é tornar essa visão uma realidade construída no dia a dia das pessoas.