De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, a mudança organizacional é uma abordagem estruturada para garantir que as mudanças são implementadas com sucesso e que levam a atingir benefícios duradouros.
A globalização e a constante inovação tecnológica são indutores de um ambiente de negócios em constante evolução e influenciado por inúmeras variáveis. Os instrumentos, ferramentas, processos, os negócios concretos e a necessária priorização relativa das atividades relacionadas faz com que a gestão da mudança e a transformação organizacional sejam essenciais para que as organizações possam estar e continuar a estar presentes nos seus mercados e clientes.
Segundo Glauco, a evolução das redes sociais, os novos instrumentos de comunicação e de publicidade e a própria evolução dos mercados e dos consumidores revolucionaram os negócios.
O desenvolvimento tecnológico faz com que a informação deixe de ser um privilégio e por isso vantagens competitivas do passado são hoje mais capacidades localizadas do que verdadeiras vantagens e faz com que as organizações também tenham necessidade de manter os seus “interessados” bem e rapidamente informados.
Glauco explica que a mudança organizacional rápida e eficaz é muito complexa de gerir. Mesmo companhias em que a mudança é permanente e que estão muito familiarizadas com os processos de gestão da mudança sentem a necessidade de organizarem o seu projeto de transformação organizacional.