De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, todas as mudanças, desde pessoal à organizacional, precisam de uma figura (líder) para “apertar o botão” e iniciar tudo.
Nos projetos, são necessários três tipos de atores: patrocinadores, formadores de opinião (influenciadores) e agentes de mudança.
É imprescindível saber quem faz o quê e qual a responsabilidade de cada um. Nas companhias, durante a implementação de algo novo é preciso estar atento ao papel do influenciador e de sua influência informal.
Para ilustrar um pouco, pensemos num pequeno grupo de um departamento e na figura de um profissional que está sempre opinando sobre os acontecimentos e notícias da empresa. Suas ideias podem influenciar os outros, gerando falatório e alimentando ainda mais o conteúdo da “rádio peão”.
“As mudanças são mais bem-sucedidas quando recebem o apoio dos influenciadores. O papel desses formadores de opinião sempre foi fundamental, mas tem crescido, principalmente, com o avanço das mídias sociais e a forma mais rápida de interação entre as pessoas”, explica Glauco.