Turbo Brasil Turbo Energy Parts Turbo Brasil Turbo Energy Parts
Categorias
Uncategorized

Onde começam as Mudanças Organizacionais. Pelos processos ou pelas pessoas?

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

Frequentemente me perguntam a respeito da necessidade de mudanças dentro das organizações. Glauco Diniz Duarte conta que muitos dos que perguntam já vem com a resposta pronta e querem apenas a confirmação de que estão certos. Alguns não tem a menor noção do que ou como fazer, mas tem a humildade de reconhecer que algo precisa ser feito.

A pergunta mais comum, refere-se ao que vem primeiro: as mudanças dos processos ou a mudança das pessoas na forma de enxergar os processos?

Certamente alguém dirá que é preciso iniciar o redesenho dos processos e começar a colocá-los em prática. Outra opinião é a de que as pessoas precisam saber o que vai ser feito e onde estão os erros e só a partir deste momento deve-se iniciar as correções necessárias. Quem está com a razão?

A resposta é relativamente simples. Não existe mudança de processos sem que as pessoas estejam envolvidas e comprometidas. Elas não vem antes ou depois. Vem juntas. Se você quiser mudar algum processo, as pessoas precisam ser envolvidas desde o início e isto vai fazer com que elas se comprometam. Aliás, um dos erros mais comuns é a contratação de alguém de fora, especializado em mudança de processos que simplesmente chega com algo pronto e acabado. Esqueça, isto nunca vai funcionar. As pessoas só mudam quando sentem que a mudança é positiva e principalmente, se sentem parte integrante e atuante nas mudanças. Dê as pessoas envolvidas um senso de paternidade. Isto faz toda a diferença na efetividade e na produtividade pós mudanças.

Sentir-se ouvida é o que faz com que as pessoas tenham interesse que as mudanças aconteçam e deem os resultados esperados. Faça com que se sintam orgulhosas. Eu ajudei a melhorar a produtividade do meu departamento, setor ou de toda empresa! Eu sou o responsável, portanto tenho que fazer com que dê certo!
Alguns líderes pensam que um determinado colaborador não vai funcionar numa nova função e simplesmente pensa a mudança em virtude desta ou daquela pessoa. Não é assim que se faz. Pense no que é melhor para a empresa. Como o processo deve funcionar independentemente das pessoas que estão envolvidas neles, até porque, pessoas deixam as empresas a todo momento. Não fique refém de uma pessoa, como também não fique acreditando que esta é a única forma de se fazer. Sempre é possível melhorar. Isto vale para os processos e para as pessoas.

O mais importante disto tudo, é a clara percepção que num mundo onde tudo acontece de forma tão rápida, não é mais possível acreditar que o modo como eu fazia algo, ainda é a melhor forma e muito menos achar que existe alguém que é insubstituível. Pense na mudança. Chame as principais peças de seu time. Dê função e responsabilidade a eles. Inicie o projeto de mudança e convoque os envolvidos a participar. Tenha foco e siga em frente. Acredite, pode dar certo com a participação de todos. Sucesso.

SEO MUNIZ

Link112 SEO MUNIZ
Link112 Turbo Brasil Turbo Energy Parts