Turbo Brasil Turbo Energy Parts Turbo Brasil Turbo Energy Parts
Categorias
Uncategorized

Estratégias e ferramentas são aliadas da Gestão de Mudanças Organizacionais

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, a prática da Gestão de Mudanças Organizacionais (GMO) facilita as transformações, seja ela com foco em processos, pessoas ou tecnologia. No caminho que conduzirá ao novo, cada vez mais são requeridas competências funcionais obtidas na aplicação de conhecimentos aliados às técnicas e ferramentas específicas.

Convergir o conhecimento e direcioná-lo para o objetivo estratégico é o grande desafio. As novas necessidades empresariais exigem mais e mais dos profissionais e os estimulam na busca de formas para soluções de problemas. As técnicas desenvolvem a busca pela inovação, atuando de forma planejada e sistêmica com processos e pessoas, afirma Glauco.

Na busca as possibilidades são diversas, somando conhecimentos que trazem resultados extremamente positivos para os cenários corporativos. Por isso, é importante sempre entender o cenário, a estratégia adotada e então buscar a melhor ferramenta que venha a colaborar para que a mudança aconteça, de forma clara e efetiva.

É importante o profissional de mudança compor nas suas competências o conhecimento de processos e projetos, o coaching, a visão sistêmica e integrada, o planejamento estratégico e a análise de indicadores de resultados. Todas essas características unidas permitirão que ele atue de forma mais abrangente.

Glauco diz que com o conhecimento em processos de negócios e técnicas para seu mapeamento, revisão e gestão, o profissional da mudança consegue entender melhor os impactos organizacionais que serão gerados pela nova forma de trabalho e, em especial, no que afetará as pessoas da organização. Dessa forma, atuará na gestão da mitigação dos impactos e apontará não conformidades para a tomada de decisão.

Outro ponto agregado com esse conhecimento é a análise de indicadores para a estabilização e sustentação da mudança, bem como os benefícios esperados. Conhecendo a gestão de projetos, o profissional que gere a mudança tem mais condições de definir um bom plano facilitador, planejar as ações no tempo esperado, apontar os desvios do planejamento, mapear e direcionar os riscos, evitando assim grandes problemas quando a mudança acontecer na organização. É importante também, pensar em planos de recuperação caso a organização tenha alguma dificuldade após a implementação da mudança.

Além disso, ter visão sistêmica integrada às diretrizes estratégicas, propicia o entendimento dos programas de transformação nas empresas e a avaliação dos projetos, conforme portfólio pré-estabelecido. Técnicas de coaching são bem-vindas quando envolvemos líderes e colaboradores em diversos níveis da empresa. Nem sempre as mudanças são bem vistas, seja pela falta de entendimento das estratégias e orientação clara das metas, ou pelo desconforto natural que mudanças ocasionam. Essas técnicas buscam facilitar as tomadas de decisão e a busca por alternativas.

Na percepção geral, segundo Glauco, a aplicação de diferentes técnicas trazem muito sucesso no desenvolvimento da GMO. Ao trabalhar as competências e técnicas de forma unificada, os profissionais de gestão de mudanças apoiam as necessidades das estruturas organizacionais para que haja sucesso em seus projetos.

SEO MUNIZ

Link112 SEO MUNIZ
Link112 Turbo Brasil Turbo Energy Parts