Turbo Brasil Turbo Energy Parts Turbo Brasil Turbo Energy Parts
Categorias
Uncategorized

Cultura organizacional no século 21: “a velocidade da mudança não altera o DNA da empresa”

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

Novos fatores sociais, tecnológicos e de comportamento, que o século 21 trouxe, podem provocar redesenhos na cultura organizacional. Mas nem sempre o conjunto das regras que indica o modo de agir das empresas deve, necessariamente, passar por mudanças drásticas.

O empresário Glauco Diniz Duarte ressalta que a cultura organizacional, a forma do grupo lidar com os problemas, é dinâmica. Ele diz que sim, é possível mudá-la, mas não é algo simples e barato e nem deve se atrelar a qualquer custo à velocidade das novidades na era digital.

“Quando as informações são bem compartilhadas, a velocidade das mudanças não é irrelevante, mas não altera o DNA das empresas”, afirma Glauco. Ele destaca que os valores devem ser bem definidos e claros o suficiente para permitir à organização entender as alterações sociais. “Quanto melhor o alicerce, mais ele aguenta a tempestade”, compara.

Por que mudar
Glauco Diniz ressalta que há diferença entre mudanças de cultura organizacional e de estratégia das empresas. Se a última é o que fazer, a primeira é o como fazer. A mudança da cultura, destaca Glauco, é necessária em condições que a justifiquem, como a fusão ou aquisição de outras organizações, “quando se pergunta o que cada uma tem de bom para incorporar”. O crescimento da instituição com muitos funcionários entrantes também requer adequações. “Quando os resultados da empresa estão muito medíocres, em descompasso com o cenário e o mercado, a necessidade de mudança se impõe para o negócio continuar”, esclarece Glauco Diniz.

Glauco ressalta que as organizações não são homogêneas, abrigando tanto grupos conservadores quanto os inovadores. Se há embate, quem tem mais apoio consegue mais chance de pôr em prática suas propostas. “Quando uma organização tem em seus valores a própria inovação e ela é incorporada como uma necessidade, isso ajuda muito a fazer mudanças porque há menos traumas”, pontua.

Mas quando as alterações são mais drásticas, fatalmente há demissões de quem não as compartilha. “Quando a mudança é compreensível, não há resistência, na maioria das vezes”, salienta.

SEO MUNIZ

Link112 SEO MUNIZ
Link112 Turbo Brasil Turbo Energy Parts